domingo, 21 de novembro de 2010

Ghost Road Blues



John Maberry (2006). Ghost Road Blues. Nova Yorque: Pinnacle Books.

Google Books | Ghost Road Blues

Este livro daria um filme simpático, thriller a puxar para o terror para se ver numa daquelas tardes em que só apetece vegetar. E pouco mais.

Passado numa cidadezinha rural com fama de assombrada, Ghost Road Blues é uma obra confusa, onde ao longo da leitura nunca se percebe muito bem onde o autor quer chegar. Temos um criminoso perigoso à solta, um bluesman morto por engano que parece ser um espírito protector, um acontecimento tenebroso do passado que dá frutos no decorrer desta história, e personagens unidimensionais que vão prosseguindo a narrativa numa estrutura desconexa. O final do livro surpreende, não por ser surpreendente, mas porque surge sem qualquer pré-aviso ou sequer um crescendo de tensão. E fica tudo em suspenso, prontinho para a sequela.

O único ponto de interesse é o aparente gosto do autor pelos Blues, com citações que vão de Robert Johnson a Charlie Patton. Normalmente estas histórias de cidades isoladas com segredos tenebrosos costumam ser microcosmos intrigantes para o desenvolvimento de narrativas que prendem o leitor, mas até nisso este livro falha.