sábado, 13 de novembro de 2010

3DAlpha (II)



Uma imagem criada no Bryce por um dos alunos da turma de 3º ano com que estou a trabalhar. Não é uma obra prima, mas para primeira experiência, não está mal...

Ontem decorreu a segunda sessão de trabalho em 3D com os alunos de terceiro ano da EB1. Confesso que fui para a sessão indeciso. Qual seria a abordagem? Experimentar animação, consolidar o Bryce com exercícios livres, ou aprofundar conhecimentos utilizando simetrias (com planos aos quais são atribuídos materiais espelhados)? Como um dos trabalhos a longo prazo com os alunos envolve a criação de um vídeo, optei por animação. Nada de muito complicado, apenas aprender a criar uma linha de tempo no bryce e animar um objecto simples (uma esfera) reposicionando-o ao longo de fotogramas-chave.

É interessante notar que enquanto explico os passos os alunos estão em silêncio, muito concentrados. Mostra o seu nível de motivação e vontade de aprender despertada pela curiosidade.

Animar um objecto não se revelou muito difícil para eles. Tive que pontualmente reforçar a questão da linha de tempo. Ao terminar a renderização em vídeo os alunos ficavam excitados e solicitavam-me a mim ou à professora titular que viesse ver o video produzido. Depois do vídeo, muitos pediram para criar paisagens, o que me leva a pensar que na próxima sessão deverei deixar como espaço livre, sem tema a abordar, para dar tempo aos alunos de brincar com o programa e, no processo, descobrir mais recursos, desenvolver estratégias e fluxos de trabalho individualizados. É importante ter tempo para explorar.