São cada vez mais os professores e as instituições que têm vindo a partilhar os seus recursos digitais de aprendizagem na Internet, de forma aberta e gratuita, como Open Educational Resources (RDO).
A educação enfrenta vários desafios: globalização, envelhecimento populacional, competição entre centros educacionais e rápido desenvolvimento tecnológico.
A tendência de disponibilizar de forma gratuita e aberta material educacional na internet constitui-se em conteúdos digitais em diversos formatos e apresentados em vários suportes. Estão geralmente reunidos em repositórios online (Open Access) ou disponibilizados sob a forma de currículos gratuitos online (MIT Opencourseware).
As razões para o surgir destas aplicações são várias: Facilidade de publicação graças ao acesso a hardware, software e ligações de banda larga; Emergência de novos modelos de distribuição de conteúdos; Aumento da participação na educação, expandindo o acesso à mesma; Forma de promover a aprendizagem ao longo da vida; Ponte entre educação formal e informal; Partilha, de acordo com princípios académicos;
Utilização eficaz de recursos públicos, libertando informação produzida com dinheiros públicos; Publicidade e prestígio institucional; Melhoria da qualidade através do uso de informação; Incentivo à inovação, através de novos processos de aprendizagem;
Rentabilização de conhecimento de baixa rentabilidade.
Os direitos de autor colocam restrições ao uso livre destes recursos. Desta feita, opta-se pela libertação de trabalhos, sob licença Creative Commons, mais acessível nos usos públicos de informação.
Os custos da manutenção de acessos opencourseware podem ser abatidos através de vários modelos de negócio: Substituição, em que o recurso gratuito substitui recursos pagos;
Donativo, em que os recursos são mantidos gratuitos através de donativos de instituições/indivíduos; Segmentação, em que os recursos são gratuitos, mas as institituições oferecem valor acrescentado que é pago; Conversão, em que o utilizador é persuadido a pagar pelo acesso; Membro.
A disponibilização de material representa um desafio de acesso de qualidade, circundável através de metadata (informação descritiva sobre os recursos, legível por máquinas) e desafios linguísticos (com um desequilíbrio entre a oferta, essencialmente em inglês, e a utilização). Outro desafio é a interoperabilidade, permitindo o uso através de plataformas, sistemas operativos, repositórios.
A evolução dos recursos abertos dependerá de:
Desenvolvimento de uma boa base de conhecimentos sobre recursos gratuitos;
Estabelecimento de metodologias que auxiliem o uso de recursos gratuitos em formas eficazes de aprendizagem e formação ao longo da vida (essencial na sociedade do conhecimento);
Revisão do conceito de direito de autor, encaixando o acesso gratuito em molduras legais.
Para saber mais:
MIT: Opencouserware
Open Access Overview