Como assegurar um equilíbrio entre a disseminação alargada da informação e a recompensa financeira do trabalho dos criadores? Vivemos num momento de experiências. Alguns detentores de propriedade intelectual utilizam todos os meios legais para manter os seus direitos (indústria musical). Outros experimentam novas formas de distribuição de conteúdos.
Corretagem: plataformas que conjugam compradores e vendedores. Portais B2B, B2C ou C2C. Exemplos: eBay, PayPal, mercados virtuais, livrarias online. Em contexto educacional, são uma forma de adquirir produtos educacionais (livros, outros produtos) de aquisição difícil.
Publicidade: Sites rentabilizados por colocação de anúncios, em portais ou páginas pessoais.
Modelos comunitários: disponibilização de conteúdos em modelo opensource (Sourceforge), em conteúdo aberto (wikipédia), distribuição pública (Projecto Gutenberg, RTP.pt), redes sociais (Flickr, YouTube).
Assinaturas: modelos de subscrição e fidelização por assinatura (britannica online, diciopédia).
Para saber mais:
Cory Doctorow: Giving it away
Wired Archive: Online Business Models