segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Avatar Studio

Criado pela Canal + para apoiar o espaço virtual Deuxième Monde (activo de 1998 a 2002), esta aplicação trabalhando a partir de elementos pré-definidos, possibilitando criar avatares tridimensionais com elevado grau de personalização e realismo. Está disponível online em sites dedicados à divulgação de recursos sobre VRML.

A criação de avatares, figuras que representam utilizadores num espaço virtual tridimensional é feita controlando cores, roupas, acessórios e movimentos. Após manipular um avatar neste programa, o resultado final é um ficheiro vrml e um mapa de texturas.

Fig. 1: ecrã de selecção inicial.

A aplicação parte de um ecrã inicial de selecção de modelos pré-definidos para um ambiente constituído por cinco ecrãs: corps, visage, vêtements, acessoires e animation. Os quatro primeiros ecrãs dipõem de duas opções, choisir (escolha visual de elementos) e retoucher (modificação de parâmetros dos elementos escolhidos). Em todos os ecrãs é visível um modelo tridimensional que se altera em tempo real de acordo com as escolhas do utilizador, possibilitando rotação horizontal para verificar a aplicação das escolhas.
O ecrã Corps permite escolher tons de pele, formas de corpo e detalhes como tatuagens ou piercings. Na opção Retoucher são efectuadas alterações às proporções e cores do corpo e seus elementos (tronco, braços, pernas). No ecrã Visage modifica-se o aspecto do rosto, recorrendo a modelos pré-definidos e manipulado os seus parâmetros. Neste ecrã o utilizador pode aplicar uma fotografia ou outra imagem como textura para o rosto.

Os ecrãs Vêtements e Accessoires dão ao utilizador a possibilidade de vestir o personagem com roupas e acessórios definidos nas bibliotecas da aplicação. Todos estes elementos são manipuláveis em proporção e cor nos parâmetros da opção Retoucher.

Fig. 2: ecrã de animação.

O Avatar Studio cria modelos tridimensionais de humanóides segundo a norma H-ANIM, contendo um conjunto de movimentos definidos. O ecrã Animation permite modificar os movimentos da estrutura h-anim do avatar. Para cada elemento da estrutura do corpo é atribuída uma posição em fotogramas-chave que ao longo de uma linha de tempo gera uma animação.

O avatar é guardado como um ficheiro WRL (norma VRML97) ao qual está associado um ficheiro JPEG contendo texturas. Este pode ser importado para espaços virtuais que aceitem avatares criados pelos utilizadores, aplicações de modelação 3D que reconheçam o formato VRML97 e aplicações de authoring em VRML/X3D. O ficheiro de texturas pode ser manipulado recorrendo a um editor de imagens como o Gimp ou Photoshop para maior personalização do avatar.

A aplicação Avatar Studio tem como vantagens um interface que facilita muito a personalização do avatar, a partir dos modelos e texturas incluídos cuja cor e proporções pode ser modificada. A simplicidade do seu uso esconde a complexidade de criação de modelos humanóides tridimensionais segundo a norma H-ANIM, simplificando o processo de criação de um avatar em VRML. A criação de avatares noutras aplicações de modelação 3D, como a aplicação Poser (desenvolvida para modelação humanóide) ou softwares mais generalista e posterior codificação de movimentos recorrendo a sensores de tempo e norma H-ANIM em vrml é um processo difícil que o Avatar Studio torna simples. Como desvantagens, apontamos a anatomia muito realista dos avatares, que complica a utilização deste software por crianças; a falta de desenvolvimento da aplicação, uma vez que após o abandono do projecto 2éme Monde esta não sofreu desenvolvimentos, exceptuando-se algumas modificações levadas a cabo por elementos da comunidade de utilizadores. Outra desvantagem, que ocorre em computadores com sistemas operativos mais recentes, prende-se com o controlo de utilizador em Windows (XP e Vista; ainda não testámos em Windows 7): esta aplicação trabalha sempre a partir da pasta c:\programas, levando a que as permissões do controlo de utilizador do Windows dificultem a gravação de ficheiros e o importar de imagens. Este problema é torneado através da execução da aplicação sempre como administrador, mesmo a conta de utilizador tenha privilégios de administração.

Fontes: