segunda-feira, 4 de janeiro de 2010
The War That Time Forgot
Wikipedia | The War That Time Forgot
ComicBookDB | The War That Time Forgot
Comic Book Resources | The War That Time Forgot
Esta série de doze edições sob argumento de Bruce Jones reinventa um título clássico dos anos 60 da DC Comics. Na sua versão original, The War That Time Forgot envolvia grupos de soldados da II Guerra que, isolados numa ilha do oceano Pacífico, se batiam entre si e combatiam contra omnipresentes dinossauros sanguinários (o que, acreditem, não é das mais bizarras premissas de comics criadas na silver age... há pior). A revisão de Bruce Jones é mais ambiciosa: repesca personagens já empoeirados de antigos títulos da DC, como Enemy Ace, GI Robot, Firehair e mais numa lista enorme de personagens conhecida talvez apenas pelos fãs mais harcore da silver age.
A história é uma de pura aventura sem limites nem grande lógica. Um piloto americano combate um piloto japonês nos primeiros momentos do ataque de Pearl Harbor, que de repente se vêem transportados para uma ilha misteriosa onde soldados de todas as eras históricas tentam sobreviver às garras dos dinossauros com que partilham a ilha. A princípio, a história parece levar-nos à conclusão que os combatentes foram colocados na ilha por uma espécie alienígena, que procura estudar as técnicas de combate humanas como preparação para uma invasão, mas a conclusão final vai ainda mais longe na suspensão da descrença: afinal, tratam-se dos sucessores genéticamente modificados dos humanos, herdeiros de um planeta devastado pelas bombas atómicas, que transportaram os guerreiros até à ilha numa tentativa de isolar as causas da agressividade humana e assim intervir no passado, evitando o futuro apocalíptico da humanidade. Este é um puzzle que se vai revelando ao longo da série com pouca subtileza, mas esta não é a característica que mais apreciamos neste comic. The War That Time Forgot é uma história de homens contra dinossauros com adereços à mistura, e aí o livro não desilude. Pessoalmente o meu momento favorito é o grandioso final, com um combate aéreo entre o P-40 do piloto da II Guerra, o F-16 de uma às da Guerra do Golfo e o Fokker triplano de Von Hammer (Enemy Ace) e um bando de aguerridos pterodáctilos, quase concretizando o velho sonho dos amantes da série B que seria o mítico Zeppelin vs Pterodactyls. Faltava apenas um Hindenburg ou L100 para animar a festa nos céus. Na capa que ilustra este post os mais atentos podem reparar no F-18 que enfrenta os pterodáctilos... mas este comic não prima pela lógica.
The War That Time Forgot dá-nos tudo aquilo que promete: aventura pura, sem compromissos de lógica ou tentativas impossíveis de verosimilhança. A ilustração sólida, a cargo de Alejandro Barrionuevo, remete para o visual clássico de Joe Kubert e Ross Andru. Não será um clássico brilhante de banda desenhada, mas a premissa de juntar gladiadores, vikings, GIs, ases dos ares e dinossauros num salto através do tempo é imbatível.