quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Ambientes Virtuais para Educação a Distância: uma estrutura de classificação e análise de casos

Alves, D., Cabral, T., Costa, R. (2003): Ambientes Virtuais para Educação a Distância: uma estrutura de classificação e análise de casos

Realidade virtual: tecnologia versátil com aplicação e exploração em diferentes domínios do conhecimento, em evolução crescente. Permite ao utilizador interagir com objectos 3D em ambientes virtuais, entrando no interface, visualizando e manipulando em tempo real. Ideias básicas: imersão (sensação de estar dentro do ambiente, pode ser transmitida com equipamentos dedicados ou visualização 3S), interacção (capacidade reactiva: modificação do mundo virtual de acordo com o input dos utilizadores), envolvimento (passivo e activo nos ambientes). Deve ser sintético (gerado em tempo real), tridimensional (representação 3D em profundidade), multisensorial (representação de vários sentidos), realista (nível de realismo na reprodução de objectos reais). Os sistemas podem ser imersivos (com equipamento dedicado – capacetes, fatos, datagloves, óculos, o que encarece estas plataformas) ou não imersiva (3D no monitor do computador). Pode incluir meios de interacção entre utilizadores, envolve telepresença através de um avatar.

Abordagem pedagógica:
- Cooperação – possibilidade de desenvolvimento de trabalhos conjuntos, caso o ambiente virtual tenha ferramentas que o permita.
- Construcionismo/Construtivismo – possibilidade de construção de conhecimento através da construção de experiências de aprendizagem
- Narrativa – auxilia a aprendizagem através da construção de sequências temporais.

Exemplos: ARCA (online, com recurso a luvas e hmd); AVC-MV (Java/VRML); NICE (CAVE); Beremiz (Mathematica); Electricidade (VRML).

Observações: ambientes com objectivos e funcionalidades mais simples com interfaces menos complexas; tendência de uso do VRML (menor custo); ambientes multi-utilizador; recursos de comunicação síncrona; uso de avatares (colaboração construtivista); ambientes não imersivos mais difundidos.

Citações:
De acordo com Macedo [12], podemos destacar como características do construtivismo: a valorização
das ações, enquanto operações do sujeito que conhece; a produção de conhecimento em uma perspectiva não formal; o conhecimento só tem sentido enquanto uma teoria da ação (em sua perspectiva lógico-matemática) e não enquanto uma teoria da representação; o produto de uma ação espontânea ou apenas desencadeada, mas nunca induzida; (p: 5)