quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Virtual worlds in education and Moodle

Alja Sulčič (2009). Virtual worlds in education and Moodle

Mundos virtuais são ambientes gerados por computador, que múltiplos utilizadores podem habitar e interagir através de avatars, que são representações gráficas personalizadas do utilizador. Diferencia entre vários tipos de mundos virtuais observando a enorme diversidade do campo que pode tornar problemática a escolha de plataformas e metodologias.

Os mundos virtuais permitem potencial comunicação e colaboração online em tempo real, bem como criar actividades motivadoras. Permitem criar um forte sentimento de presença através dos espaços virtuais e avatares. Podem também estimular os utilizadores a desenvolver competências específicas.

Variadas utilizações de mundos virtuais em contextos educativos: utilização de ambientes online utilizados como salas de aula virtuais, similares à sala de aula tradicional, ou como ambientes visualmente imersivos para desenvolvimento de actividades de simulação de papéis. Os seus benefícios envolvem o elevado nível de imersão e um relativo baixo custo de desenvolvimento e implementação, no entanto o estado de desenvolvimento das tecnologias dificulta a selecção e adaptação para fins educativos.

Integração de mundos virtuais no moodle
- moodle: popular gestor de conteúdos de aprendizagem.
- Sloodle: módulo do moodle que integra o Second Life no Moodle. Disponibiliza ferramentas de actividades moodle, ferramentas específicas para o mundo virtual e ferramentas de gestão de aula. Está a ser adaptado para compatibilidade com o Open Simulator (aplicação livre que promete interoperabilidade com o Second Life).

Mundos suportados por programas de navegação
- permitem o acesso através de plugins dedicados, ou de flash, compatíveis com a maioria dos navegadores .
Vivaty – salas de chat embebíveis no moodle através do código do player (IE e firefox). Professor pode criar salas de conversação, partilhar vídeos, levar alunos a criar as suas salas. Não há ligação entre conta do moodle e conta do vivaty.
Metaplace – ainda em desenvolvimento, permitirá aos utilizadores criarem espaços personalizados. Baseado em Flash. Poderá ser embebido dentro do moodle.
Weblin – torna os visitantes a uma página visíveis através de avatares.
Exit Reality – ainda em beta, permitirá visualizar qualquer página em 3D. Promete ser integrável em moodle e blackboard.

As escolhas são muitas. Os mundos virtuais podem adicionar novas dimensões ao ensino online. Há características a ter em conta: capacidade de criar conteúdos, privacidade, inserção de media externo, requisitos de software e hardware, actualizações, estabilidade e propriedade intelectual. O autor sublinha que é importante que os professores e educadores se familiarizem com vários ambientes virtuais, tornando-se capazes de fazer escolhas informadas para dinamizar actividades com os alunos.