segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Computers Meet Classroom: Classroom Wins

Larry Cuban (1993). Computers Meet Classroom: Classroom Wins

Apesar das discussões e investimentos no papel da tecnologia na reforma dos sistemas educativos, a tecnologia electrónica continua a ser pouco utilizada nos contextos educacionais, particularmente se comparado com o seu uso noutras organizações. O autor refere que a inovação tecnológica nunca foi o elemento central da discussões sobre mudanças curriculares até aos anos 90, quando se tornou parte integrante de retóricas sobre reforma educativa, muito discutidas mas pouco implementadas.

As razões para estas utilizações reduzidas parecem prender-se com questões financeiras, de formação de professores e interesse das administrações escolares. Cuban demonstra que na verdade a tecnologia digital é pouco utilizada porque encerra um forte potencial disruptivo das normas educacionais. Refere que temos uma percepção fixa sobre o que deve ser a escola, como se devem processar aprendizagens e como se devem estruturar os espaços físicos escolares, que a utilização do computador tem o potencial de desafiar.

Os cenários de implementação variam entre um optimismo na disseminação e utilização, trazendo as prometidas revoluções no ensinar e aprender, e um ponto de vista conservador que utiliza o computador como apoio às metodologias tradicionais. Possivelmente o cenário emergente será híbrido, com um lento progresso no tipo de utilização que se faz do computador na sala de aula.