i9 | Is The Large Hadron Collider Being Sabotaged from the Future? Esta foi a notícia mais intrigante que li nesta semana. Perante os problemas de implementação do LHC, um grupo de físicos explorou num artigo a ideia de que esses problemas técnicos poderiam representar uma forma de sabotagem por entidades no futuro para evitar potenciais catástrofes. Uau! Raciocínio tortuoso e excitante. Desde que deixei de ler ficção científica (por causa do excesso de trabalho e não por ter deixado de gostar do género) que não apanha uma ideia tão avançada.
Gizmodo | The Dark Sword UAV - Chinese Knockoffs Can Be Better Than the Real Thing Para lá das cópias ilegais de tecnologia, a indústria aeronáutica chinesa saiu-se com este UCAV. Os rumores dizem que esta parece ser uma altamente afinada máquina de combate semi-autónoma. Se o século XX foi o século americano, cada vez mais se nota que o século XXI será o século chinês.
Peopleware | França quer proibir telemóveis nas escolas… A notícia aponta para os potenciais riscos para a saúde, mas cá por mim a coisa prende-se mais com a fobia que a escola enquanto instituição tem aos telemóveis (em particular quando o espaço sagrado da sala de aula tradicional é invadido por potentes máquinas multimédia com conexões). Pessoalmente penso que a questão passa mais por estabelecer regras e fazê-las cumprir do que proibir. Por outro lado, sei que muitos professores gostam de falar de regras mas esperam que elas se cumpram por si, ao invés de as fazer cumprir... mas isso seriam outras conversas.
Next Big Future | Current Status of Terrorists and WMDs and Nuclear Facilities Será realmente uma ameaça? Não é bem uma àrea a que me dedique mas fiquei apaixonado por esta frase: "An al-Qaeda cell killed by the Black Death may have been developing biological weapons when it was infected, it has been reported." Parece algo saído de uma versão de humor negro dos Monty Python. Terroristas que se infectam com a arma biológica que estão a desenvolver.
io9 | The Trippy Robot Toys of Yesteryear Robots. Retro. É preciso dizer mais?
io9 | Concept Art That Will Make You See Steampunk Anew Alta tecnologia a vapor. É moda, e saem imagens explêndidas.
Ecogeek | Solar Powered E-Reader Makes E-Books Eco-Friendlier A LG lançou um leitor de livros electrónicos que incorpora um painel solar. Boa ideia? Só diria que sim se soubesse que nos locais onde os paineis solares são mais eficientes - ao ar livre - o ecrã permitisse legibilidade. Por enquanto é essa a minha frustração com os livros electrónicos - para além do preço dos leitores dedicados, ou têm ecrãs monocromáticos ou são ilegíveis ao ar livre. E, francamente, quem é que quer ler aquele ficheiro pdf cheio de imagens em preto e branco?
Futurismic | Google’s Building Maker: crowdsourcing the world’s architecture Já estive a brincar com isto (requer a instalação de um plugin adicional) mas ainda não percebi se o Building Maker, uma aplicação online que permite criar modelos tridimensionais de edifícios a partir de fotografias do Google Earth é algo de excelente ou mais uma coisa a esquecer. PAra já, não consegui exportar o modelo sem ser para os servidores da Google, o que torna a aplicação inútil para mim. Se me dou ao trabalho de criar um modelo 3d e depois não o posso utilizar no Bryce, no 3Ds ou no Vivaty, de pouco me serve. De qualquer forma, a ideia da Google é outra: em vez de gastar dinheiro a criar modelos 3D para enriquecer as suas aplicações online, libertou a ferramenta aos utilizadores, e agora estes vão criar gratuitamente milhendos edifícios 3D para popular o Google Earth. Uma ideia brilhante do ponto de vista económico.
(Cá por mim ainda ando à espera do programa 3D perfeito: algo que misturasse o interface do bryce com as ferramentas do 3Ds, a capacidade vrml do Vivaty e a modelação do CB Studio com o preço do Blender. O Google Sketchup até é um passo interessante nessa direcção.)
Indústrias Culturais | Nativos Digitais O sempre interessante Indústrias Culturais aponta um estudo britânico que aponta para que 75% dos jovens já não consigam passar sem internet (antes que entrem em pânico e começem com os comentários de para onde vai este mundo lembrem-se da obsessão da minha geração com a televisão com que cresceu). Mais um estudo que cimenta o conceito de nativos digitais. Outras leituras interessantes neste domínio são o artigo Digital Natives, Digital Immigrants de Marc Prensky e o estudo e-Generation coordenado por Gustavo Cardoso.
Gizmodo | Eight Regrettable Tech Inventions, Regretted Quais as piores invenções tecnológicas, que causaram arrependimento aos inventores? Para lá do Windows? Entre outras, as barras duplas invertidas (isto: //) ubíquas nos urls, a bomba atómica, o tipo de letra comic sans (até o seu criador o rejeita) e a irritante blink tag (com a qual tenho uma relação afectiva porque foi a primeira tag html que consegui fazer funcionar... que vergonha, eu sei).
Hyperbola | WORLD EXCLUSIVE PICTURES: China's space station concept São um conceito, apresentado por um cientista chinês num congresso astronáutico na China, e fotografadas muito à socapa. Representam as primeiras imagens do que poderá ser uma futura estação espacial chinesa.
Ptak Science Books | The Worst Job of the 19th Century? Tongue-Pullers, Nipple-Pinchers & Anal Tobacco Blowers Try to Revive the Dead. Nos velhos tempos da medicina pré-alta tecnologia (bem, velhos tempos é esticar um pouco o conceito) como é que se determinava se um paciente estaria realmente morto, evitando os horrores do enterramento prematuro explorado no belíssimo conto de Poe (e mitificado pelos filmes da Hammer)? A análise de um livro de 1930 sobre o assunto mostra algumas invenções intrigantes - como a fornalha anal de tabaco, que permitiriam aos médicos distinguir se o paciente estaria vivo mas inconsciente ou catatónico ou morto. Vão ler. Aposto que a incongruente combinação das palavras fornalha anal de tabaco despera a curiosidade.
Singularity Hub | Augmented Reality Could Be Coming to Your Contact Lens Isto é o futuro. Não temos rocket packs mas teremos em breve lentes de contacto com ecrãs embutidos que nos permitirão viver permanentemente em realidade aumentada.
Naomi Klein | Obama's Bad Influence A nomeação do presidente norte-americano para o prémio nobel da paz surpreendeu todos. É inevitável observar que o mundo está apaixonado pelo primeiro presidente afro-americano da nação mais influente do planeta, mas há ainda muito que fazer, como aponta Naomi Klein em mais um provacador e bem fundamentado artigo.
Gizmodo | Six Things I Actually Like About Windows Mobile Para aqueles que como eu têm um belíssimo telemóvel mas se sentem um bocadinho desactualizados por utilizarem o windows mobile ao invés dos mais sensuais iPhone, Android ou Pre, cá vão seis razões que mostram a potência do humilde (e desactualizado, até a microsoft admite) WM. A minha favorita? Escolha. Enquanto temos um modelo de iPhone, dois modelos de Pre, alguns Symbians e um punhado pequeno de Androids, a possibilidade de escolha de modelos WinMo é uma galáxia.
Warren Ellis | Station Ident: Yes, He’s Going On About Phones Again O escritor a falar de telemóveis. Vale a leitura por esta frase: Ultimately, the point of the device is less what it does when it comes out of the box than it is what I can make it do once it’s out of the box. Vai contra a tendência assumida das operadoras e construtoras de hardware de oferecerem máquinas com utilidades pré-definidas. Um telemóvel já deixou de ser um simples telefone. São na prática computadores multimédia que temos na palma da mão. Pessoalmente, pouco me interessa ter um telemóvel com acesso directo ao facebook ou a outros sites com que a operadora fez um acordo. Interessa-me ter uma máquina que me deixe fazer e aceder ao que eu quiser. As tendências de limitação do software e hardware ditadas por interesses económicos são altamante prejudiciais à liberdade de expressão e aos horizontes da cultura humana.