io9 | And Now . . . Winners of the 2009 Ig Nobel Prizes for Laughable Scientific Achievements Já foram atribuídos os prémios científicos mais aguardados do ano que honram o lado divertido da ciência, distinguindo estudos científicos que, entre outros, analisam a capacidade de bactérias extraídas das fezes de pandas para tratar resíduos orgânicos, a invenção de um soutien que em caso de ataque terrorista pode ser utilizado como máscara anti-gás (com o benefício de permitir que duas pessoas utilizem a máscara) ou a obtenção de películas de diamante a partir da tequilha.
Next Nature | Virtual money – cows, coins, credit, airtime A digitalização da economia vem sublinhar o carácter virtual do dinheiro, esse artifício que facilita transacções. Existirão níveis de virtualidade entre uma nota e bits, ou ambos representam um conceito abstracto?
But Does It Float | What I cannot create, I do not understand Pura abstracção expressiva nesta proposta estética.
Gizmodo | Kid Who Sued Amazon Wins, Kindle Now Safer Place for Your Books Há uns meses atrás surgiu a notícia de utilizadores que de um dia para o outro se viram sem livros electrónicos nos seus kindles depois da Amazon ter apagado remotamente uma obra literária (curiosamente, o 1984 de Orwell) por suspeita de infracção de copyright. Um dos utilizadores era um estudante que viu as suas notas sobre o livro apagadas com o livro. Reclamou legalmente... e ganhou. Para além da indemnização, regista-se um acordão que obriga a Amazon a ter mais cuidado com este tipo de casos. A partir de agora o apagar remoto de conteúdos obriga à notificação e consentimento dos utilizadores. E porque é que isto é importante? Cada vez mais somos detentores de gadgets mais ou menos fechados que funcionam como gestores de conteúdo e estão interligados a lojas online. Este problema da Amazon pode parecer remoto mas reparem que a Nokia Music Store (interligada com os mais recentes telemóveis nokia) ou a AppStore da Apple podem tomar este tipo de medidas. Embora reembolsem os utilizadores, o princípio está estabelecido: se este tipo de medidas não for travada, o conceito de propriedade de conteúdos vai passar definitivamente para as mãos dos intermediários. Traduzindo: o autor detém a propriedade intelectual, que lhe rende o que resta após a percentagem dos editores, e o intermediário, detentor do canal de distribuição, detém a propriedade do ficheiro digital adquirido pelo consumidor-utilizador. Para compreender a âmplitude desta mudança de paradigma, imaginem que iam a uma livraria comprar o livro mas nunca seriam detentores da propriedade do livro enquanto objecto físico, sem liberdade de o usar como quisessem (até para suporte de sofás) e com a livraria a exercer a opção de recolher o livro sempre que o entendesse.
Gizmodo | Ford's Nucleon Concept: Twin Steam Turbines and a Nuclear Reactor in the Trunk Ford Nucleon: milhares de quilómetros sem ter de mudar a pilha de plutónio e a promessa de holocausto nuclear sempre que se der um toque no trânsito. Os anos 50 foram decididamente a era atómica, quando esta então nova energia parecia ser milagrosa e adaptável a todo o tipo de veículos.
Futurismic | My heart no longer beats Uma nova técnica de implante cardíaco artifical vira os preconceitos do avesso. Agora já é possível estar vivo sem ter batimentos cardíacos.
io9 | Software Recreates An Entire City from Tourist Photographs Uma renderização 3D da cidade de Dubrovnik que foi criada de uma forma muito particular: um programa de computador procurou na internet milhares de fotografias tiradas por turistas e partir do enorme mosaico de míriades de pontos de vista construiu uma visualização tridimensional da cidade. O processo de computação demorou cinco horas.
XKCD | Ohm Lembrem-se: com o poder vem... não o que esperam. Nerd humour no seu melhor.
Gizmodo | Leaked Courier Video Shows How We'll Actually Use It As tablets estão tantalizadoramente próximas. Os rumores sobre uma tablet da Apple são muito e agora a Microsoft vai revelando o conceito Courier. O que me preocupa nestes conceitos é o carácter fechado que apresentam. Não serão objectos abertos como o computador tradicional, antes plataformas fechadas que desempenham muito bem algumas funções mas que restringem, ou melhor, canalizam as suas utilizações para aquilo que as empresas que as comercializam pré-definem.
Bruce Schneier | Ass Bomber Ninguém pode dizer que os terroristas não são imaginativos. Caso deste terrorista que para atingir o seu alvo colocou uma bomba num local particularmente ingrato da anatomia humana.