sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Sesta de sexta.

Oito e vinte: reunião ad hoc com o segundo elemento da equipe pte para ver se se dinamizam áreas de e-learning para alunos. Oito e meia: aula, clássica com técnicas tradicionais e sem recorrer a equipamentos digitais. Precisava de uns momentos de descanso. Dez horas: dar o tão adiado pulo à EB1 para montar um computador especial na sala de multideficiências. Sendo um caso especial, cedeu-se um dos novos pcs do PTE com capacidade para instalar uma aplicação desenvolvida para trabalho com crianças com fortes necessidades educativas especiais. A mãe da criança adquiriu a aplicação, nós cedemos um pc, só falta um ecrã sensível ao toque. Mas tenho a certeza que não demorará muito. As professoras de apoio educativa são exímias - e persistentes, a fazer pedidos com resposta. Instalei a aplicação com um daqueles teclados gigantes coloridos para crianças. Divertido. Onze horas: hora da tutoria. Enquanto o tutorando lê as dez páginas diárias do livro para apresentar em Língua Portuguesa, aproveito para voltar a ligar os velhinhos Ubuntus para os actualizar. Inexplicavelmente, a tradução para jovens do Moby Dick que se encontra na biblioteca renomeia o temível Capitão Ahab para Acab. Do meio dia até me despachar: recolher teclados, ratos e cablagens para juntar a três pcs para montar nas salas do jardim de infância do Milharado. É mau exemplo - supostamente a gestão do equipamento digital está a cargo da Câmara, mas no jardim de infância o único computador que existe foi doado por um encarregado de educação... mas estranhamente dispõem de multibanco. Daí a cedência de pcs antigos - neste caso, os ubuntus que aguentaram muito bem o espaço de informática dos alunos muito para lá das possibilidades do hardware. Colocar máquinas velhas a funcionar não é a solução desejável para o problema da falta de infraestruturas tecnológicas nas escolas. Cada vez mais dependemos de tecnologia e uma escola é um organismo que precisa de uma boa infraestrutura. Depender de doações de material semi-obsoleto geralmente dá mais dores de cabeça do que benefícios. Desencanta esta visão diletantista de uma escola cujos problemas se resolvem com boa vontade amadora.

Tudo isto antes de almoço. Ufa. O almoço foi mais pelas cinco da tarde, mas depois houve tempo para uma sesta.