quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Bem me avisaram...

A assistência técnica da Sony avisou-me que hoje iria um estafeta da DHL a minha casa para recolher o meu fiel mas avariado computador. Chegou depois de almoço, para me entregar uma caixa vazia. Pedi-lhe que esperasse um minuto enquanto eu colocava o computador na caixa, mas fui avisado que tinham vindo apenas entregar a caixa. Então, mas não era para recolher o computador? Sim, mas o processo é primeiro entregar a caixa. Depois, o cliente tem de ligar para a DHL para marcar a recolha. E avisou-me logo que já não passaria pela Ericeira hoje, porque ia para os lados da Encarnação. Quanto a amanhã, talvez passasse à tarde. Seria mais simples entregar a caixa e recolher logo o computador, mas enfim...

Ligar para a DHL também foi interessante. Depois de escolher o operador humano naqueles irritantes sistemas de atendimento automático fiquei a saber que a DHL não fazia entregas em Mafra (mas acabaram de me entregar uma caixa, vazia), entregas directas, claro. Depois de umas linhas trocadas porque não consegui decifrar as crípticas etiquetas que vinham com a caixa marcaram-me a recolha para o fim da tarde de hoje. Não tive coragem de dizer à operadora que me atendeu que o homem que faz as entregas já me havia avisado dos horários reais de entrega e recolha de encomendas da DHL. Aqueles horários de quem realmente tem de levar as encomendas e andar por aí estrada fora.

Mas continuo na minha. Não era mais simples virem simplesmente buscar o computador? Complicações bizantinas. Giro giro é ficar a saber que uma empresa faz deslocações para entregar caixas vazias e depois as repete para as recolher. Isso é que é eficiência!