domingo, 9 de agosto de 2009

O Segredo do Espadão



E.P. Jacobs (2002). O Segredo do Espadão. Lisboa: Meribérica/Liber

Comics Creators | E. P. Jacobs

A empolgante conclusão da trilogia do Espadão mostra-nos finalmente a aeronave milagrosa capaz de salvar o mundo ocidental do jugo tirânico do novo império chinês que ocupa grande parte do planeta. Este livro é aventura especulativa desbragada da primeira à última página.

As obras de Jacobs sempre se socorreram de esterotipos e esta não é excepção. Temos o galante oficial do exército e o cientista aventureiro, coadjuvados por solícitos personagens coadjuvantes quem em nenhum momento questionam as acções dos dos heróis. O vilão, inimigo fidagal do par, repete-se ao longo das histórias. E por entre os estereotipos mais convencionais destaca-se a visão do perigo amarelo: as hordes de soldados chineses que esmagam a civilização ocidental debaixo das suas botas cardadas

A tecnologia aeronática é o elemento preponderante desta aventura dos personagens Blake e Mortimer e E.P. Jacobs parece ter mergulhado profundamente nos projectos de aeronaves experimentais para produzir os seus detalhados desenhos. Em particular, o avião que dá nome ao livro assemelha-se muito ao X3 Stiletto, aeronave experimental desenvolvida pela McDonnell Douglas nos anos 60. O traço preciso do autor não se fica por aí, representanto fielmente uma versão fantasista das asas voadoras desenvolvidas pela Northrop.

Estereótipos previsíveis à parte, E.P. Jacobs é um dos mestres da BD franco-belga e as suas obras clássicos que vale sempre a pena reler.