quarta-feira, 15 de julho de 2009

E no entanto move-se



Mas afinal não o tinham morto? Ao longo destes dois anos as duas grandes editoras de comics americanas reinventaram as suas linhas de edição com grandes arcos que remexeram as linhas de história tradicionais e repescaram velhos personagens perdidos nas gavetas vindos dos tempos da Golden Age antes que os direitos de autor expirem (a DC, por exemplo, está a repescar os velhos heróis da Timely em nova roupagem). A Marvel teve a ousadia de matar o seu personagem mais icónico no arco Civil Wars e a DC não se ficou atrás: o final de Final Crisis envolve a morte de Batman, o mais popular dos personagens da editora.

Mas estamos no mundo dos comics, onde a morte é vencida por argumentistas com imaginação. Já não é a primeira vez que o Capitão América morre - nos anos 50, com a popularidade dos comics de heróis a descer, Stan Lee virou a Marvel para o mais lucrativo campo dos comics cor-de-rosa e deixou de publicar histórias do personagem. Na década seguinte, com o renascer do interesse no género, ressuscitou-o com o artifício de ter sido congelado num bloco de gelo no final da II Guerra Mundial e reanimando pelos Vingadores dos anos 60 (quando a armadura que o Homem de Ferro usava se parecia com uma lata de sardinhas com olhos, ao invés dos delírios high tech de hoje).

Agora, sob a pena de Ed Brubaker, a morte do Capitão está a ser recontada num argumento que envolve distorções temporais. Não, ele não morreu; anda à deriva no tempo, e os cinco volumes de Captain America Reborn vão trazê-lo de volta. Podem ler a pré-visão no site da Marvel. Inverosimilidade dos comics no seu melhor... mas é por isso que gostamos do género. Se fizesse sentido não teria tanta piada.

Quanto aos fãs de Bruce Wayne enquanto Batman, não desesperem: na complicação bizantina dos argumentos parece que afinal os rumores da sua morte também são exagerados e que o homem-morcego também anda à deriva no tempo. Notam um padrão?

(Esta metáfora da pena anda um pouquito desfasada nesta era de teclados.)