sábado, 4 de julho de 2009

Cult Movies in Sixty Seconds



Soren McCarthy (2003). Cult Movies in Sixty Seconds. Londres: Fusion Press

Amazon | Cult Movies in Sixty Seconds

Este é o tipo de livro que a internet veio aniquilar. Sendo uma compilação de alguns filmes de culto, seguindo um critério pessoal do autor e deixando de fora muitos outros filmes, este livro resume-se a resumos dos filmes, com algumas trivialidades interessantes misturadas. Nada que não exista em milhares de sites espalhados pela vasta internet.

Deixar de fora alguns filmes de culto não surpreende. O conceito é elástico e muito alicerçado na interpretação pessoal do crítico. Mesmo assim, este livro surpreende com referências a alguns filmes muito obscuros, caídos entre os buracos do mainstream. Destacaria Skidoo, anti-filme filmado nos anos 60 que McCarthy apresenta como um delírio argumentista, bizarra referência contra-cultural ao lsd que contou com actuações de alguns dos actores de topo dos anos 60 e realização de Otto Preminger, um dos grandes nomes clássicos de Hollywood.

De resto, o livro faz referência aos suspeitos do costume - Russ Meyer, Ed Wood, John Waters e George Romero, entre outros, e revela um forte pendor para o filme musical moderno, aquele tipo de filme que mergulha e nos mergulha na vida intensa de uma banda que vive o sonho de sexo, drogas e rock n' roll. Apesar da sua pouca profundidade e lista algo reduzida, este livro é uma boa introdução aos filmes de culto, essas obras mágicas que têm o condão de nos supreender e apaixonar.