The Dew Line | PHOTOS: New gunship flies to Paris Air Show debut O Air Tractor, de origem polaca, é talvez um dos mais feios aviões a agraciar os céus e é bem conhecido pelo seu papel na agricultura e combate aos incêndios. Agora, a empresa que o comercializa apostou no mercado da defesa com uma versão anti-terrorista. É um sinal dos tempos.
Gizmodo | Dumb cellphones must die Dumb cellphones—like the W995a—are like the coolest, fastest typewriters in an age of word processors. Na era do iPhone, do Pre e do Android, porque é que ainda suportamos os interfaces aberrantes da maior parte dos telemóveis do mercado? Na verdade, um telemóvel é um equipamento em que a sua utilização primordial - falar, é das menos interessantes e utilizadas.
Make | h+ Summer Issue Vamos discutir o futuro, agora? A h+ não é mais uma forma de promover produtos para os mercados mainstream (ao contrario de boa parte das revistas e rubricas sobre o futuro, agora - do qual a da SIC é caso paradigmático, deve haver uma lista de espera de empresas à espera de publicitar naquele espaço dos noticiários da SIC). Tempos houve em que a Wired era o centro da cultura digital (antes de ser vendida à Condé Nast). A h+ parece capaz de ser a nova referência dos technorati. Afinal, mais importante do que conhecer a tecnologia é compreender a tecnologia.
BLDBLG | The Water Menu Água. Definida como inodora e incolor. O que não impede a nova moda das àguas de luxo: águas minerais raras, comercializadas como produto de luxo. Estupidamente caras e embaladas em garrafas que são produtos de design, são definidas com termos que habitualmente associamos aos vinhos de topo. Mas... é àgua...
ideia para um negócio: aplicar a sumos a mesma fórmula das águas. Sumo de pêra-rocha do oeste. Sumo de uva do altiplano chileno. Sumo de cereja do fundão. Sumo de manga das praias da costa do marfim. Para quê pagar pouco por uma embalagem com sumo de frutas de diversas origens quando podemos cobrar um balúrdio apostando na raridade do produto?
Gizmodo | Smile: The First Six-Astronaut Crew Ever at the ISS Pela primeira vez, a Estação Espacial Internacional alberga seis astronautas em missão. É a Expedição 20 a tornar o espaço lá em cima um bocadinho mais cheio.
Next Nature | Boomeranged Metaphors Ícones do mundo real adaptados ao digital que se tornam novos ícones do mundo real - caso do ponteiro do rato, ou de objectos que emulam o aspecto pixelizado das imagens digitais. Sinal de uma convergência entre o virtual e o real, de evolução em direcção a uma realidade aumentada em que de facto já vivemos.
Gizmodo | Android Apps Running on Ubuntu Blur All Kinds of Boundaries Supostamente o Android serve como sistema operativo para telemóveis (e em portugal, para quando?). Mas a coisa é flexível. Depois das experiências de netbooks a correrem Android, surge a capacidade de correr aplicações nativas do Android em Ubuntu.
(E porque é que ainda utilizo o windows? bem, porque o paguei quando comprei o computador, porque não estou a ser bem sucedido a correr o Bryce no Wine, e porque por vezes sou obrigado a resolver problemas de trabalho com programas que exigem o MSW. De resto... larguei o Photoshop e trabalho exclusivamente no Gimp. Entre Office e OpenOffice prefiro o segundo. Os browsers de eleição são o Chrome e o Firefox. Som trabalho-o no Audacity. Para desenhar ainda prefiro o Corel ao Inkscape apenas porque falta ao segundo um gestor de objectos - útil quando as formas e linhas se multiplicam pelas largas dezenas e centenas. Os jogos favoritos do momento são o Battle for Wesnoth e o Sauerbraten. Quanto ao vídeo, enquanto em Windows fico limitado à basicidade do VideoSpin ou do MovieMaker em Linux tenho o Open Movie Editor, o Cinelerra e outros potentes editores não-lineares com capacidade profissional. São as três razões que me restam...)