terça-feira, 30 de junho de 2009

Germany's Secret Weapons in World War II



Google Books | Germany's Secret Weapons in World War II

Roger Ford (2000). Germany's Secret Weapons in World War II. Londres: Amber Books

É matéria para lendas e suposições sobre alternativas históricas. A genialidade da engenharia alemã, aliada à mentalidade militarista do regime nazi que não hesitou em disponibilizar recursos preciosos para os mais inverosímeis projectos, colocou no terreno tecnologias de armamento mais avançadas do que as disponíveis na altura. Tão avançadas que nalguns casos ainda hoje são tecnologias de ponta.

Este livro sintetiza algumas das mais bem sucedidas tecnologias militares de ponta, desde a aeronáutica aos submarinos. Detalha pormenores de projectos que produziram os primeiros aviões operacionais de combate a jacto cuja investigação aerodinâmica ainda influencia a aeronáutica, do desenvolvimento de mísseis balísticos que estão na génese directa e bem conhecida da exploração espacial, ou os avanços em tecnologia de foguetões. Estas são as faces mais visíveis de programas que produziram toques de génio como os Messerchmidt Me262 ou os mísseis V2, ou projectos inúteis como os de super-canhões de calibre gargantuesco ou super-tanques de grandes dimensões cuja magnificência não os livravra da vulnerabilidade no campo de batalha. Entre as tecnologias desenvolvidas encontramos também os primeiros mísseis teleguiados (inclusive com um incipiente sistema de guia televisivo).

O principal destaque vai para as aeronaves, onde a engenharia alemã mais se destacou. Para além dos projectos já conhecidos de aeronaves a jacto e aeronaves propulsionadas por foguetes, o livro destaca os projectos de asas voadoras dos irmãos Horten, em particular o Horten Ho IX, "redescoberto" nos anos 80 pelos engenheiros da Northrop que criaram o bombardeiro furtivo B-2 Spirit.

Felizmente, estas armas avançadas para a época não foram suficientes nem chegaram a tempo de virar a maré da guerra. Ficam para história como um momento de brilhantismo tecnológico no seio da loucura nazi.