Estou a lançar o Escola Digital, um fórum de discussão direccionado para ajuda aos utilizadores dos computadores Magalhães e eEscolas e que é uma extensão lógica da página Recursos e-Escolas/Magalhães no site do agrupamento. Podia ter feito isto dentro do moodle, mas isso implicaria que só utilizadores registados no site moodle do agrupamento poderiam participar nos fóruns. Tenho a criação de contas de utilizador no site da escola muito restringida, para facilitar a gestão e simplificar procedimentos de segurança. Assim não tenho que andar periódicamente à caça de utilizadores-fantasma e evitam-se problemas de vandalismo digital. No fim de contas, o site da escola é um site institucional que reúne alunos, professores e encarregados de educação. Com este novo fórum, todos os interessados podem criar conta e participar, e espero que o façam: a ideia é a de ser um fórum de dúvidas, perguntas, respostas e sugestões. Vamos ver se pega.
O fórum corre sobre o Vanilla, que me parece fácil de utilizar e personalizar. Por enquanto está um pouco esquelético, mas espero que cresça.
E hoje foi lançado o Portal das Escolas, um super-site do ministério. Bloatware institucional... tentem encontrar uma escola e percebem onde quero chegar. Fiel à tradição lusa de gastar dinheiros públicos à torrente, o site utiliza o Plumtree como cms, comercializado pela Oracle.