
IMDB | Zombie Lake
No escalão dos piores filmes de zombies a concorrência pelos últimos lugares é grande. Este sub-género do cinema de terror raramente se destaca pelo brilhantismo dos seus filmes, salvaguardando as devidas excepções. A larga maioria dos filmes é classificável algures entre o mediocre, o péssimo e o sofrível. Mesmo assim, há filmes que ainda conseguem baixar a fasquia.
É o caso deste Zombie Lake, filme inclassificavelmente mau que por isso se torna divertido de ver. A premissa até promete: um pelotão de soldados alemães assombra um lago perto de uma pequena vila francesa. Há até um flashback ao passado, na forma de uma história de amor entre um dos soldados e uma jovem francesa salva de um bombardeamento. O filme podia ser interessante.
No que realmente interessa o filme falha redondamente. Os temíveis zombies não passam de tipos molhados vestidos com uniformes da wermacht e maquilhagem verde que se dissolve na àgua. Não deixa de ser divertido ver os "zombies" agarrar as suas vítimas debaixo de àgua sem esquecer de vir à tona para respirar. Grande parte das vítimas são jovens raparigas que gostam de aproveitar o lago para uns mergulhos que deixam de lado os fatos de banho, em cenas que compõem uma parte substancial do filme. Os efeitos especiais são risíveis - a maquilhagem verde que se dissolve na àgua, as explosões em que os actores saltam primeiro, rebolam e depois é que se vê uma misera núvem de fumo.
A minha atracção pelo sub-género zombie envolve uma mistura entre as profundas questões levantadas por filmes como os de Romero, o gozo adolescente por efeitos especiais gore e uma certa atracção por ideias apocalípticas. Zombie Lake é um filme que escapa incólume a quaisquer destas ilações.