segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Suspiria



IMDB | Suspiria

Uma jovem bailarina norte-americana viaja até Frankfurt, para frequentar uma academia de dança de élite. Aí, por entre a arquitectura arte-nova do edifício, descobre um tenebroso mistério ligado à bruxaria, que custou a vida a algumas das suas jovens colegas.



Suspiria é considerado por muitos como a obra prima do cineasta italiano Dario Argento. O argumento é o de um slasher muito elementar e linear - jovem inocente depara-se com mistérios tenebrosos, algumas personagens sofrem mortes sangrentas no fio da navalha, após paroxismos de horror a jovem inocente triunfa sobre as bruxas maléficas. Mas o que separa Suspiria de tantos outros filmes do género slasher é a apaixonante luxúria visual dada pelo realizador.

Filmando num luxurioso palácio arte-nova, com uma riquíssima decoração dos primórdios do século XX, Argento usa lentes de grande angular que massificam o cenário e diminuem as personagens, eternamente perdidas na grandiosidade palacial. A cor assume uma importância primordial no filme, com o realizador a reforçar o cromatismo natural dos cenários, valorizando os fortes contrastes das cores primárias. Por vezes Argento quebra a luxúria visual da arte-nova com visitas aos espaços racionais da arquitectura alto-modernista, criando um contraste entre os mitos das trevas e o racionalismo contemporâneo. O forte tratamento visual transforma Suspiria numa obra fortemente expressionista, uma delícia visual que ultrapassa os cânones do cinema de terror.



Valendo mais pelo seu visual luxuriante do que pelo argumento, Suspiria é um dos grandes clássicos do cinema de horror e dos subgéneros slasher (filmes de horror girando à volta de assassínios perpretados com facas aguçadas e giallo (cinema de terror italiano).