domingo, 8 de fevereiro de 2009

Porque...

... a internet não é um sítio seguro.

Duas curiosas tentativas de espalhar vírus/malware e phishing. Primeiro, uma mensagem de uma colega de trabalho a enviar-me fotos do final do ano. Estas podiam ser vistas clicando num endereço doiop.com... com link directo para download de um executável. Ia caindo. Deixei o radar em baixo, nem me lembrei que jpg anexados abrem no gmail. Esta é uma clássica, e não duvido que seja fácil de cair na armadilha. Depois, ao ver as mensagens no DeviantArt, uma curiosa tentativa de phishing - uma mensagem de um dos meus contactos com um link para uma página que supostamente tinha alguma coisa sobre mim. Vanitas, vanitatum. Cliquei e deparei-me com uma nova página aparentemente do DeviantArt a pedir o meu login e password. Desta não caí. Uma vez feito login no DeviantArt este só necessita de ser reposto caso se faça logout ou se mude de browser. Roubar passwords de acesso a um site de partilha artística não faz muito sentido, até nos recordarmos que a esmagadora maioria dos internautas utiliza uma password única por comodidade para acesso aos mais variados serviços, do email ao netbanco.

Fica aqui o aviso.