quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Der Luftpirat



Jess Nevins | Luftpirat
The Ruler Of The Ocean Of The Air

Escorraçado da terra devido a uma conspiração tenebrosa que lhe colocou a cabeça a prémio, o Capitão Mors utiliza o seu vasto intelecto para, com a ajuda dos seus fieis tripulantes hindus, construir o impossível: uma poderosa máquina voadora, mais capaz do que os frágeis balões e dirigíveis, mais potente do que os incipientes aviões, mais poderosa do que os portentosos navios de guerra.

Injustiçado e incompreendido, o capitão Mors luta contra as injustiças. Na sua primeira aventura, depois dos seus primeiros vislumbres em que avisa os aeronautas europeus de que é o senhor dos céus, dirigie-se a Odessa, onde enfrenta um motim, captura os conspiradores e aplica justiça sumária na ponta da corta.

Der Luftpirat é um obscuro personagem de contos de ficção científica publicados em revistas alemãs do início do século XX. É um pastiche que mistura elementos de Júlio Verne e de outros autores percursores do que se viria a tornar a moderna ficção científica. A principal diferença entre Mors e Nemo reside no facto do primeiro ser um aeronauta, e o clássico personagem de Verne um homem dos submarinos. O Meteoro, a aronave de Mors, assemelha-se muito a um Nautilus dos céus.

Não consegui encontrar autoria dos primeiros contos do Capitão Mors, o Pirata dos Ares. Como personagem, sofreu várias encarnações às mãos dos escritores pulp alemães, com uma larga tradição de literatura fantástica pouco conhecida por entre os meios mais anglo-saxónicos da FC. Jess Nevins tem uma página dedicada a este personagem, onde publica em formato electrónico três dos seus contos.