quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

The Beyond



Wikipedia | The Beyond
House Of Horrors | The Beyond

Este filme é claramente uma obra prima do cinema giallo/gore. Realizado por Lucio Fulci em 1981, The Beyond é um filme sem qualquer pretensão de lógica sequencial. É um filme gore, vagamente a puxar ao sobrenatural, cujo argumento só fará sentido se as cenas estiverem dispostas em ordem alfabética. A suspensão da credulidade é um dos ingredientes essenciais de filmes destes género, mas a maioria destes opta por alguma linearidade de acontecimentos. The Beyond é um filme que pouco se preocupa com tais pormenores.

O filme funciona numa lógica surreal de colagem de vinhetas estereotipadas. O fio condutor é dado pelas personagens, enquanto a narrativa vive mutações de cena para cena. O enredo do filme envolve vagamente lendas sobre as sete portas do inferno, um delapidado hotel na Louisiana palco de rituais sacrificiais, e, claro, monstros amaldiçoados que se comprazem em aniquilar humanos desprevenidos com toques de violência requintada.

Quase que diria que uma das cenas seminais de Un Chien Andalou de Buñuel é a inspiração de toda a obra gore de Fulci. A visão da navalha a atravessar o globo ocular encontra inúmeras variantes nos filmes deste cineasta italiano, e The Beyond é um verdadeiro festim de olhos defenestrados (à falta de melhor expressão). Encontramos olhos cozidos em cal viva, olhos saltitantes na ponta de pregos que atravessam a caixa cranial, olhos devorados por tarântulas (este sim, um crescendo de fobias), olhos esmagados à dedada. As poucas personagens que não são assassinadas com requintes oculares ou são cegas, passando todo o filme com olhos enevoados, ou são os incoerentes zombies do final do filme, cena totalmente imprevista que foi filmada apenas para agradar ao público, já que o cinema zombie estava na moda na altura.

Compreende-se o porquê deste filme de Fulci ser considerado um filme de culto, um clássico do terror. A linearidade narrativa é trocada pela ambiência ominosa. O gore, altamente explícito, é de grande nível, equilibrando a revulsa com a elegância, num excesso grand-guignol que não se torna excessivo. As típicas inconsistências e bloopers de uma produção de orçamento reduzido a caminhar para o inexistente dão um encando low fi ao filme. Um grande filme de horror, para estômagos fortes.