terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Realidade Virtual



Howard Rheingold (1997). Realidade Virtual. Lisboa: Vega

Howard Rheingold

A eterna promessa da realidade virtual, de criação de mundos digitais que se tornem mais reais do que o real, seduzindo-nos e hipnotizando-nos com visões de fantasia feérica, ainda está por cumprir. Apesar dos esforços dos cientistas e tecnólogos, a tecnologia que nos permite interagir com os mundos virtuais ainda está aquem dos nossos sonhos. Preferimos o Second Life, ou as comunidades virtuais dos jogos multijogador massivos. Aí, o interface com a virtualidade processa-se através do ecrã do computador e não através dos avançados mas ainda rudimentares interfaces de rV. Mas a promessa, ou antes, o fascínio, está lá. Atingir o realismo virtual é uma questão de tempo.

Esta obra de Horward Rheingold, teorizador das multidões inteligentes, é literalmente um périplo à volta do planeta, saltando entre laboratórios de alta tecnologia japoneses, centros de pesquisa franceses, empresas de entretenimento britânicas, e centros de pesquisa e empresas de alta tecnologia americana. Traça um minucioso panorama do desenvolvimento das tecnologias de realidade virtual, envolvendo as teorizações aplicadas do MIT Media Lab, a realidade virtual visual de Jaron Lanier, as visões electromencânicas dos anos 50 cristalizadas no sensorama de Morton Heilig, os programas de pesquisa dos laboratórios nipónicos da Fujitsu e do MITI, a genialidade mecânica da animatrónica da Spitting Image e os avanços franceses na representação táctil do sentido virtual.

A realidade virtual parece estar já ali à esquina. O volume de pesquisas e tecnologias desenvolvidos é massivo, embora não esteja ainda massificado. No entanto, Rheingold também traça um panorama das avançadas tecnologias que estão nos bastidores da RV - os desenvolvimentos em redes neuronais e computação avançada, a prostética mecânica, a simualação de sistemas complexos, a telepresença, teleoperação e robótica semi-autónoma, onde os conceitos e tecnologias que são desenvolvidos através das pesquisas sobre realidade virtual encontram importantes nichos de aplicação.

Realidade Virtual é uma obra de fôlego, um mapa detalhado do estado da arte da realidade virtual em meados dos anos 90. Uma leitura que aprofunda vislumbres sobre os ínvios caminhos da tecnologia.