... dia na vida de Coordenador TIC (e também de vez em quando apenas professor).
Oito e meia. O dia prevê-se curto. O horário termina nominalmente por volta do meio dia e à tarde não estão previstas reuniões, por isso planeio esquecer a coordenação por hoje. Não faz parte do horário. De qualquer forma, o melhor é escapulir-me, senão algo avaria ou precisa de intervenção imediata.
Primeira aula: a expressão plástica digital dada a um grupo de alunos com fortes necessidades educativas especiais. Infelizmente esqueci-me de reservar computadores, o que significa que fico com duas máquinas para seis alunos. Vá lá que nominalmente alguns são do sétimo ano e costumam trazer os portáteis adquiridos no programa e-escolas. Já ajuda. Trabalho: realizar uma pintura digital em ArtRage. Findo o trabalho podem jogar (desde que sejam os jogos gratuitos, open-source e não violentos que instalei nos computadores da escola). É a estratégia possível para trabalhar um grupo de alunos altamente disruptivos. Um dos maiores sucessos passou-se com uma das alunas, com trissomia 21, que anda feliz porque já consegue jogar um dos jogos dos outros miudos "normais" - o Super Tux, clone open-source do clássico Super Mário. Parece prosaico, mas trata-se de uma criança cuja motricidade fina é muito reduzida, como dolorosamente comprovei com as arranhadelas e cortes com que fiquei sempre que a pus a trabalhar com tesouras.
Dez e vinte, segunda aula do dia. Área de Projecto, na sala TIC. O objectivo é ambicioso - o trabalho proposto à turma é um trabalho de pesquisa cujo resultado final não é um texto impresso ou um powerpoint, mas sim um video, implicando organização de ideias, tratamento de audio e edição de video, possível graças ao YouTube (que serve para algo mais do que ver videos sobre patifarias nas salas de aula) e ao precioso keepvid (que descobri graças a um aluno). Acabo por passar boa parte da aula a organizar os computadores da sala. Ver a quais é que desapareceu o cabo de rede. Arrumar os computadores para evitar maus contactos nos cabos. Trocar ratos porque as portas ps/2 começam a estar danificadas de tanto safanão que levam. Retirar as colunas porque têm uma ligação manhosa à corrente que já fritou algumas fontes de alimentação. Trabalho ingrato, porque já sei que mal haja uma aula de substituição na sala TIC aquilo fica tudo novamente desarrumado, com material desmontado e danificado. Percalços à parte, a coisa correu bem. Todos os grupos de trabalho conseguiram enviar para o email a tarefa da aula.
Meio dia. Hora de me escapulir, antes que alguém note. Mas antes, ver o site da escola, actualizar informações e verificar o problema com a inscrição de alguns alunos. Já que estou com a mão na massa, verificar lista de utilizadores em busca de fantasmas ou ex-alunos e ex-profesores. Um dos meus alunos pede ajuda para um trabalho que deseja apresentar em Formação Cívica. É o tipo de trabalho que há dez anos seria feito num cartaz com desenhos e há dois num cartaz com imagens recortadas impressas após pesquisa na net. O aluno quer fazer o trabalho em video. Só pode ser meu aluno...
Duas e meia. Espera lá, eu não era para me escapulir ao meio dia, no término do horário de trabalho para as quartas-feiras?