... na vida de um coordenador TIC
Oito e meia: manhãzite aguda na primeira aula. Começa atrasada porque foi preciso preparar a sala de informática para uma apresentação da GNR/Escola segura. Aula analógica, de régua e esquadro em punho a brincar com variações geométricas sobre a divisão da circunferência em seis partes iguais.
Dez horas: intervalo. Verificação rápida ao mail e juntar-me ao grupo de pessoas que se concentra nestas horas pelas imediações da escola, de cigarro em punho.
Dez e meia: hora (e meia) de tutoria. Aluno a trabalhar no inkscape, que mal deu para acompanhar, graças a interrupções devidas a variados problemas técnicos. É bom que o PTE se despache, o material informático está em desagregação acelarada.
Meio dia: alunos do clube digital dispensados devido à ocupação da sala TIC. Boas notícias: a pen de reposição do sistema operativo e aplicações do Magalhães já chegou. Já posso informar a comunidade escolar que a reposição do SO está disponível. Já me surgiram pedidos. Fiquei surpreendido pela celeridade - solicitei-a na sexta-feira passada a uma empresa sub-sub-subcontratada pela JP Sá Couto para apoio técnico. Dentro de uma embalagem protegida, vinham as instruções para repor o sistema operativo e uma pendrive de 8Gb. Estranhamente, a pen está guardada dentro de um invólucro perfeitamente selado. Até parece que nunca foi utilizada. Sendo a reposição de disco do Magalhães, não é boa ideia manter apenas uma pen com todos os dados. Colocar a pen no meu computador para fazer backups locais e para o servidor. Mas... estranhamente, a pen parece estar vazia. Aliás, está mesmo vazia. 0 bytes de dados. Parece que a empresa de apoio técnico decidiu oferecer-me uma pendrive de 8 gigas. Só falta a imagem de disco do Magalhães. Um pequeno pormenor.
Duas da tarde: avaliação de equipamento pedagógico digital. Bolas que os quadros interactivos são caros. Mesmo com preços especiais para educação.
Três da tarde: mais uma aula, com a minha turma mais agitada, que a esta hora só pensa em ir para casa. A produtividade nestas horas geralmente é baixa. Investir em tarefas rotineiras. Desenho geométrico, pintura. Novas aprendizagens ficam para horas mais produtivas. Para aprender é preciso ter a cabeça no lugar.
Quatro e vinte: terminou o dia? A escola começa a esvaziar-se. Aproveitar para actualizar o site da escola. Nada de muito profundo, mas destacando uma simpática iniciativa da junta de freguesia do Milharado de organizar um ciclo de debates/divulgação de temas educativos a horas acessíveis a todos.
Já são seis horas? Afinal mexer no site e verificar os cartões dos alunos demorou mais do que eu pensava.