
Lucio Fulci é um dos nomes maiores de um género menor, o cinema de terror gore. Filme com a sua assinatura é filme que garantidamente contém cenas capazes de deixar o estômago aos pinotes.
The House By The Cemetery é um filme que opta por criar uma atmosfera soturna que culmina nos obrigatórios momentos sangrentos. Abandona a lógica linear para criar ambiências opressivas numa história que repete os elementos estilísticos do cinema de terror. Neste filme, um jovem investigador e a sua família mudam-se para uma cidadezinha da Nova Inglaterra. O investigador segue os passos do seu professor, que se suicidou durante as suas investigações. Ficam a residir numa sombria casa cujo jardim é um cemitério, e que oculta nas suas caves um tenebroso segredo, uma monstruosa criatura que necessita de células vivas para manter a sua antinatural longevidade. O jovem filho do casal é avisado pelo fantasma da filha do monstro, que quem se torna amigo, mas na clássica tradição dos filmes de terror todos os avisos são ignorados para terminar em paroxismos sangrentos.
Sem ser uma obra prima, The House By The Cemetery é um filme que mistura com mestria os elementos estilísticos do cinema de terror gore/slasher, reminiscente de outros filmes do género como The Shining (uma criança presciente dos horrores que se aproximam) ou Friday the 13th (facas de lâmina brilhante e suas feridas resultantes). O filme esteve disponível por alguns dias no Internet Archive.