terça-feira, 9 de setembro de 2008

Sucessos

A notícia educacional de hoje é o aumento das taxas de sucesso no ensino básico e secundário. Pelos números, são as taxas mais baixas da última década. A máquina de propaganda governamental está em alta: este sucesso, dizem, é o corolário das medidas tomadas pelo ministério.

Quem está dentro do sistema educativo sabe que não é bem assim. Sabe, à partida, que este aumento das taxas de sucesso é artificial, assente num facilitismo forçado que leva a que perante a decisão de reprovar ou não um aluno, se opte pela passagem. Quase diria que no corrente estado do sistema de ensino português, é preciso fazer um esforço enorme para reprovar. Quanto ao aumento da taxa de sucesso no nono ano, isso dever-se-á ao sucesso dos alunos ou ao sucesso das provas, possivelmente as mais fáceis da década?

Os números, por si só, pouco querem dizer. Conceber o futuro somente em termos numéricos é esquecer que por detrás de cada número está uma pessoa, pessoa essa que terá que ser capaz de responder aos desafios do futuro. Estando dentro do sistema educativo, pensando no futuro, não consigo deixar de sentir que o sucesso do presente é um engano para o futuro.