quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Palpitações



Vários Autores (1999). Hearthrobs. Nova York: DC Comics

Nos anos 50, após o apogeu dos personagens heróicos mascarados, a indústria dos comics virou-se para outros campos. Com o público cansado da fórmula dos heróis de máscara e uniforme, os editores viraram-se para outros nichos de mercado, procurando editar títulos apelativos a amantes dos desportos, das guerras, da ficção científica ou do terror. Esta foi a época de anos de ouro dos títulos de terror da EC Comics ou de títulos especalizados como o apaixonante Aces High, um comic de histórias de combate nos céus das I e II guerras, com ilustrações de tirar o fôlego.

Outro nicho de mercado foi o mercado feminino, tendo surgido na altura inúmeros títulos de comics cor de rosa para agradar às leitoras. Foi um nicho lucrativo, que lançou carreiras editoriais, das quais uma das mais conhecidas é a de Stan Lee da Marvel. Estes comics assentavam em histórias de romance e paixão, contadas na quadricromia delimitada pelas vinhetas que mais tarde irão inspirar o artista pop Roy Lichtenstein.

Hearthrobs é uma homenagem a esse tipo de comics. Mas sendo uma homenagem contemporânea, não esperem histórias românticas com finais felizes. Antes, esperem perfeitas distopias amorosas e cinismo tragicómico, contadas no ritmo acelarado das curtas de banda desenhada.