sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Leituras

Washington Post | In Africa, a new middle income consumerism Não é a imagem tradicional que associamos aos países africanos: a de uma classe média semelhante às classes médias europeias e americanas, com profissões liberais, salários médios, hipotecas de casa, férias longe da residência e um nível de vida acima da pobreza generalizada que ainda aflige o continente africano, mas abaixo da cleptocracia dos regimes políticos do continente.

Globe and Mail | Digital memories can be fleeting A proliferação de aparelhos capazes de registar o momento, quer sejam telemóveis, máquinas fotográficas ou câmaras de video, facilita o registo das impressões momentâneas que atraem no nosso dia a dia. Mas esta facilidade tem os seus problemas, de formato, durabilidade e quantidade, ainda não resolvidos.

Der Spiegel | Russia and the west: the cold peace A nova Rússia, tutelada de facto por Putin, quer recuperar o seu lugar nos palcos internacionais. Herdeira do poderio militar e das instituições científicas soviéticas, rica em recursos naturais, a nova Rússia enfrenta o futuro à sua maneira, sem subserviências aos interesses ocidentais.