terça-feira, 23 de setembro de 2008

Army of Darkness Vs Re-Animator



James Kuhoric, Sanford Greene, Scott Kester (2005). Army of Darkness Vs Re-Animator. Runnemede: Dynamite Entertainment.

Ash é o bem conhecido anti-herói de Evil Dead, trilogia de filmes slasher/gore de Sam Raimi. Herbert West é o re-animador, anti-heroi de um dos piores contos de Lovecraft, típico cientista louco que procura vencer a morte com o seu soro que reanima partes de cadáveres. E Wilbur Whately é algo de inominável, mistura de sangue humano com algo tenebroso do além-espaço. O que é que acontece quando se misturam estes personagens, com as suas mitologias, no caldeirão dos comics?

Algo de muito mau. Mesmo mau. Tão mau, que é divertido. É a estética dos filmes B aplicada à quadricromia. Editado pela Dynamite Entertainment, com argumento de James Kuhoric, ilustrações de Sanford Greene e cores de Scott Kester, Army of Darkness Vs Re-Animator é um cocktail apocalíptico de cultura pop. Não vale a pena tentar esquematizar o enredo ou a lógica do comic. Não faz muito sentido, nem é suposto. Digamos apenas que algures pelo meio da história Ash encontra-se numa versão surreal do País das Maravilhas de Lewis Carroll. É um dos momentos menos bizarros do comic.

Esperem muitos membros cortados com serra electrica, perigosas criaturas tentaculares, zombies desmembrados, encantamentos ocultos, soro verde-radioactivo e diálogos de nível abaixo do baixo. Tão mau, tão mau que se torna bom. Army of Darkness Vs Re-Animator é aquilo que pretende ser: quatro comics de pura diversão.