terça-feira, 16 de setembro de 2008

Aces High



George Evans: Aviation Ace in the Panels
Wikipedia | Aces High

Aces High foi uma edição de curta duração da EC Comics, uma das mais influentes editoras de comics dos anos 50. Apesar de prometedora, não teve o sucesso esperado e ficou-se apenas por cinco números. Aces High especializava-se em histórias de pilotos de combate da I e II Guerras Mundiais, glorificando as façanhas e contando as tragédias dos ases dos ares. Apesar de contar histórias de guerra, Aces High não se limitava a heroísmos bacocos. Muitas das histórias revelam as tragédias da guerra por entre o glamour das aeronaves, e o tom geral do comic é pesado. São histórias de guerra que não glorificam a guerra, trágicas e violentas.


Ilustração de George Evans

O que faz Aces High sobressair no mundo dos comics é a qualidade das suas ilustrações, a cargo de George Evans, Jack Davis e Wally Wood. Numa era em que a BD era vista como simplista e o traço próximo do cartoon reinava, as ilustrações dos argumentos de Aces High tinham uma enorme precisão técnica, com grande fidelidade às linhas e características das aeronaves. Nos traços de Evans, um SE.5, um Camel ou um Albatros D.IV são semelhantes às aeronaves reais. Este trabalho cuidado explode, literalmente, em pequenos dioramas de combate aéreo que capturam a emoção, o terror e a violência dos combates aéreos.


Ilustração de Wally Wood

Apesar da sua curta vida, Aces High é um dos comics de culto editados nos anos 50 pela lendária EC Comics, editora que nos legou nomes dos comics como Tales From The Crypt e a revista MAD, e cuja visceralidade e procura de novos limites foi uma das grandes responsáveis pela censura aos comics, ainda hoje em vigor e simbolizada pela Comics Code Authority, uma organização de editoras que estabelece as linhas e fronteiras temáticas dos comics. Quanto a Aces High, podem ler aqui os cinco números do comic: FreeComicBooks: Aces High. Este link, de legalidade duvidosa, fica aqui porque não se encontram nas livrarias portuguesas as colectâneas da EC Comics com estes títulos, e Aces High é um comic clássico que vale a pena conhecer.