quinta-feira, 7 de agosto de 2008

A Matemática das Coisas


A Matemática das Coisas

Nuno Crato (2008). A Matemática das Coisas. Lisboa: Gradiva.
Gradiva | A Matemática das Coisas

Os sábios do renascimento entendiam a matemática como a chave para a compreensão e descrição das leis do universo. Mas a imagem da matemática como algo complexo e inacessível, como um quebra-cabeças de utilidade duvidosa persiste. Complexa e exigente, a matemática não é impossível, ao contrário do que parecem provar as eternas discussões pedagógicas à volta desta àrea do conhecimento.

Nuno Crato tem já um longo currículo como divulgador científico. É uma tarefa nobre e importante, traduzir a linguagem cientifica, tornando-a acessível a todos, quer conhecedores quer leigos na linguagem rigorosa da ciência. No caso da matemática, sobre a qual pairam os espectros da sua inacessibilidade, essa tarefa torna-se especialmente importante.

A Matemática das Coisas, recolha das crónicas do autor na imprensa, mostra-nos como a matemática influencia o nosso dia a dia, desde as aplicações tecnológicas mais avançadas aos simples acasos da vida diária. Compreender a matemática é imprescindível ao nosso dia a dia. Embora complexa, não é inalcancável. Conhecer e compreender as formas como a matemática nos afecta, explicadas de forma acessível, ajuda a desmistificar esse terrível bicho da matemática.