sábado, 23 de agosto de 2008

Leituras

International Herald Tribune | Intel pursues technology for recharging whithout wires O fim dos fios? Os métodos de indução e transmissão de electricidade sem fios estão a ser desenvolvidos comercialmente. Os protótipos já conseguem uma eficiência de 50%, um excelente resultado laboratorial mas ainda longe da eficácia desejada: estes 50% seriam altamente prejudiciais em termos ambientais, ao implicarem um forte desperdício de energia. De qualquer forma, aproxima-se um futuro em que para carregar as baterias dos nossos cada vez mais móveis dispositivos, basta aproximar da zona onde está o transformador.

Washington Post | Commodities prices retreat Um alívio a médio prazo. Apesar dos elevados preços do petróleo, os preços das restantes matérias primas e alimentares, que estavam também a disparar, dão agora sinais de abrandamento. O alívio é sintomático de um mal maior: o abrandamento generalizado da economia mundial, sufocada pela recessão, pelos altos preços da energia e das matérias primas.

International Herald Tribune | Les Insoumises, France's rebellious female courtesans A belle époque foi a era das cortesãs de luxo, que trasntornavam os homens da alta sociedade francesa, mulheres que não se sujeitavam aos ditames sociais e viviam vidas de luxo e finanças implacáveis. Daí a sua insubmissão..

Der Spiegel | End of Prague Spring western spies were out in the cold Ao comemorar-se o aniversário do fim sangrento da primavera de Praga, com os tanques soviéticos a pôr fim ao socialismo democratizante checo-eslovaco, surge esta história de falhanço dos míticos serviços secretos em prever as movimentações de tropas e as intenções de Moscovo e dos seus aliados do pacto de Varsóvia.

Der Spiegel | Zappa vs Bach the legal battle for rock legacy Um festival musical que homenageia Frank Zappa, onde tocam músicos que admiram Zappa, que trabalharam com Zappa ou da família de Zappa, cuja mais recente inovação inclui um cruzamento entre a música clássica e a música indefinível de Zappa, está sob constante assalto legal da parte da viúva de Zappa, dententora dos seus direitos de autor. Levanta-se a questão se a protecção cega e desmesurada dos direitos de autor acaba por ser danosa para a divulgação cultural.