sábado, 28 de junho de 2008

Leituras

Washington Post | Stocks nosedive as oil hits records As bolsas mundiais estão a sentir os efeitos dos preços dos futuros de petróleo, agora a 140 dólares por barril mas que se estima chegarem aos 170 dólares neste verão. As consequências desta especulação são tremendas: enquanto alguns especuladores enriquecem, a economia mundial trava. Os medos de uma recessão grave mundial começam a revelar-se muito reais.

Weburbanist | The strangest secession since the civil war: leisurevilles and the exodus of america's elderly Uma das tendências mais preocupantes do urbanismo é a promoção de comunidades fechadas, que estabelecem as suas regras, forçam os seus habitantes a um padrão de conformidade e são promovidas como uma forma segura de habitar, destinada a um alvo demográfico. Imaginem o conceito de condomímio fechado com leis internas mais restritas, selecção de habitantes desejáveis e padrões rígidos, aplicado ao nível de bairro ou de pequena vila. São locais onde o mundo exterior não entra, excepto se para prestar serviços aos habitantes destas utopias imobiliárias. São também um tremendo impacto nas comunidades que as rodeiam, graças ao poder económico dos habitantes destas comunidades. O artigo concentra-se nos condomínios fechados destinados aos idosos, mas poderia aplicar-se a outros conceitos deste novo urbanismo que assume uma retirada da realidade, oculta por detrás dos muros e das forças de segurança privadas.

BBC | Martian soil "could support life" Análises preliminares às amostras recolhidas pela sonda Phoenix mostram que o solo marciano contém nutrientes necessários à vida vegetal. Mais uma descoberta surpreendente da missão que nos espantou com as imagens de gelo no subsolo marciano.