domingo, 22 de junho de 2008

Leituras

Read Write Web | Do mobile phones have a place in education Telemóveis e jogos: duas tecnologias que não se conjugam com o ensino e educação. Quanto ao telemóvel, a sua má fama dentro da sala de aula impede mesmo quaisquer discussão racional sobre usos educacionais. É pena que pensemos assim. Estamos a perder a oportunidade de desenvolver recursos e ideias. Goste-se ou não, a penetração do telemóvel é total e a tendência de evolução da tecnologia torna o telemóvel cada vez menos uma máquina para falar e cada vez mais um mini computador. Os recursos da máquina podem ser aproveitados em contexto de sala de aula. Um conceito intrigante e com potencial educativo é o de jogos de realidade aumentada. O século XXI traz consigo tecnologias que mudam a nossa capacidade de aprender.

Guardian | Strange Fiction J.G. Ballard fala do seu gosto pelo surrealismo e psicanálise, influências óbvias nos seus romances de colisão entre a irracionalidade humana e o espaço arquitectónico modernista.

io9 | Can a video game teach evolution? O Spore anda na ribalta. O muito antecipado novo jogo de Will Wright, criador de Sim City, está a fascinar a internet. O jogo ainda não está disponível, mas o seu conceito - fazer evoluir, desde a célula até à conquista galáctica, um Sim tudo que leva a simulação ao extremo da simulação total está a fascinar. Já disponível, para abrir o apetite, está o Spore Creature Editor, que permite brincar com a biologia, dando ao utilizador ferramentas para desenhar critaturas para o jogo. O Creature Editor é fascinande. Ao usar o programa, somos como deuses, desenhando criaturas virtuais que evoluirão ao longo das eras determinadas pelos ciclos do processador, algumas até ao sucesso evolucionário, outras até ao beco sem saída da extinção.