sexta-feira, 13 de junho de 2008

Leituras

The New York Times | The future is now? Pretty soon, at least Vivemos tempos de pessimismo, mas futuristas como Ray Kurzweil apontam para um crescimento exponencial da usabilidade das tecnologias avançadas. Talvez as nossas ferramentas tecnológicas estejam a atingir massa crítica, fazendo-nos entrar numa espécie de novo estado evolutivo da espécie.

Low Tech Magazine | The Citröen 2CV: clean tech from the 1940's Kris de Decker, o amante de contemplação de espelhos retrovisores que edita este blog dedicado à superioridade das antigas tecnologias, não deixa de ter uma certa razão. O velhinho dois cavalos era um veículo simples, pouco potente, sem extras que exigiam maior consumo de energia, e logo de combustível. No meio do choque dos preços do petróleo e das ameaças do aquecimento global, a lição do 2Cv é clara: tecnologia simples, eficaz, sem estar sobrecarregada por adições muitas vezes desnecessárias. É verdade que os automóveis de hoje são vastamente mais eficientes em motorização do que os mais antigos, mas essa eficiência perde-se na maior capacidade de acelaração e nas exigiências energéticas dos acessórios (ar condicionado, em particular).

ZD Net | Two small countries, thinking big, and green Dois exemplos, literalmente nos antípodas um do outro, de boas práticas no domínio das energias renováveis. A Nova Zelândia aposta na força das marés como forma de gerar electricidade. Do outro lado do planeta, Portugal rentabiliza a energia solar com alguns dos maiores parques solares do planeta.