quinta-feira, 19 de junho de 2008

Inovações

Uma boa ideia inovadora caracteriza-se pela introdução prática de ideias e invenções, alterando comportamentos, gerando novo valor económico, modificando percepções e optimizando ou criando novos processos.

Estamos habituados a ver inovação como um conceito económoco, que equacionamos com competitivade e criação de mais valia económica. Penso que este conceito também é válido para outros contextos, onde a necessidade de inovar surge como resposta a problemas sociais.

Um exempo é o OLPC, o projecto do MIT de produção de um computador a baixo custo pensado e destinado às crianças dos países do terceiro mundo. Uma ideia complexa, sem dúvida inovadora, que mescla hardware resistente e de baixo custo com software open source, arquitecturas de rede pensadas para zonas remotas e o construccionismo de Papert. É um projecto muito discutido, cujos primeiros resultados ainda parecem estar longe - os atrasos na produção prejudicam a sua implementação.

O OLPC é uma ideia inovadora a dois níveis: primeiro, intríseco, pelo projecto revolucionário de levar as TIC aos locais mais remotos do planeta; depois, pelos efeitos que está a ter sobre a indústria. Vê-se a influência do OLPC na viragem conceptual que aposta não em computadores cada vez mais potentes e cheios de utilidades e recursos, mas sim em utensílios baratos, fáceis de utilizar e acessíveis. São produtos que estão agora no mercado, como o Asus Eee, o Intel Classmate e outros ultra-portáteis a baixo custo, impensáveis antes do OLPC agitar as àguas com a promessa da computação a baixo custo.

Seymour Papert
Low cost computers
Wikipedia | Innovation
OLPC