sexta-feira, 30 de maio de 2008

Vida Digital



Editorial Caminho | Vida Digital

Nicholas Negroponte (1996). Ser Digital

Publicado há mais de uma década pelo agora director do Media Lab e mentor do projecto OLPC, Ser Digital continua a ser uma obra influente sobre os significados e implicações da revolução tecnológica baseada no computador. Escrito numa era em que a internet era incipiente, as ligações sem fios meros projectos e o poder computacional uma fracção do que é hoje, esta obra já nos fala em banda larga, aplicações de video e videoconferência, realidade virtual e o poder distributivo da web, que transforma todos os utilizadores em potenciais produtores de informação.

Se as predições da obra nos parecem hoje datadas, ou ainda longe do desejável, o conceito deste livro continua muito acutal. Negroponte identificou com toda a precisão a tendência de evolução dos sistemas computacionais em direcção a uma cada vez maior usabilidade, interactividade e portabilidade, e com isso o surgir de uma nova economia baseada não na produção e transporte de àtomos, mas sim de bits, onde a informação é o valor e base da economia.

Datado em alguns aspectos, Ser Digital é ainda uma obra essencial para compreender as tendências de evolução de uma sociedade contemporânea mediada pela tecnologia.