Wikipedia | Lewis Mumford
Lewis Mumford
Technics and Civilization
Lewis Mumford foi um intelectual norte-americano, autor de obras influentes que reflectem um pensamento versátil sobre o conceito de tecnologia.
Mumford apresentava uma saudável desconfiança face ao papel da tecnologia, fugindo à fé cega no progresso tecnológico e advogando um equilíbrio entre o progresso e o humanismo, particularmente nas suas ideias sobre um urbanismo orgânico equilibrando as relações entre o homem e o espaço. Na nossa era contemporânea, que tem de fazer face às ameaças e desafios provocados pelas alterações climatéricas, estas ideias de Mumford são preciosas para ajudar a repensar a ligação do homem e do planeta com a indústria, o espaço urbano e a sociedade.
Como metáfora para compreender a cidade e a civilização Mumford utilizou a máquina, descrevendo as cidades e sociedades como megamáquinas, alimentadas pelas suas instituições e pelo labor do seus habitantes e cidadãos. É uma metáfora que nos parece datada, por agora concebermos as sociedades como sistemas sujeitos a forças e fluxos que as modelam, mas uma metáfora que espelha o auge da era industrial, época em que Mumford viveu e trabalhou.
Muitas ideias de Mumford continuam hoje actuais. O uso de símbolos como elemento definidor do conceito de humanidade, ao invés do uso de ferramentas, reflecte-se na emergente sociedade do conhecimento, em rede, onde os símbolos e a sua manipulação são um conceito fundamental e em que o virtual e o intangível (a informação codificada em bits) assume preponderância sobre o real e o manufacturado. O seu conceito abrangente de técnica, envolvendo tecnologia, arte, capacidades humanas, a conjugação entre o social e o tecnológico é um pensamento humanista que nos pode levar a reflectir sobre o papel da tecnologia no desenvolvimento humano.