domingo, 13 de abril de 2008

Leituras

LA Times | Cuba reforms bring shrugs and expectations O novo governo do irmão do lendário Fidel Castro parece estar lentamente a querer abrir Cuba a uma economia de mercado, levantando restrições à propriedade privada e à compra de electrodomésticos. No entanto, a população empobrecida continua sem acesso a estas reformas. O que antes era proibido, agora é proibitivo, com preços inacessíveis à maioria da população.

io9 | Trapped in a city of dead eyes Graças ao cinema, o mundo irá ouvir falar do distinto autor de ficção científica português que é... Saramago. Leram bem. De acordo com esta nota do io9, está na forja um filme realizado por Fernando Meirelles (Cidade de Deus) que adapta ao cinema o Ensaio sobre a Cegueira num registo próximo da FC.

ABC News | Why are so many fighting for food? Uma perigosa combinação de economia, política e ambiente está a gerar uma verdadeira crise alimentar global. À frente da crise, subidas inusitadas nos preços de bens essenciais como o pão, o arroz e o café. Por detrás, vários factores que surgem localmente que se estão a combinar numa crise global: desde a crescente afluência dos chineses e indianos, com o consequente disparo no consumo de carne, o que obriga a colocar de lado àrea arável para pastos, ao uso de campos de cultivo de alimentos para cultivar matéria prima para biocombustíveis.

New Scientists | 10 impossibillites conquered by science Será possível considerar o impossível em ciência? Cada era pretende prever os seus limites epistemológicos; no entanto, a marcha da ciência tende a esbater esses limites, encontrando novos limites. Existem ideias e tecnologias que fazem parte do nosso dia a dia que cientistas de eras passadas consideraram impossíveis, como o voo em objectos mais pesados do que o ar (leia-se aviões). No entanto, este artigo não pondera os limites do possível na ciência; apenas lista dez impossibilidades científicas - a origem espacial dos asteróides, a impossibilidade de se conhecer as características dos objectos espaciais distantes, o voo em objectos mais pesados do que o ar, o voo no espaço, o uso de energia nuclear para produzir electricidade, supercondutividade a temperaturas acima do zero absoluto, buracos negros, criação de campos de força, invisibilidade e teleportação. São àreas onde os limites do possível foram alargados há decadas ou estão a ser agora alargados.