domingo, 30 de março de 2008

Leituras

Newsweek | The Internet, bah! A internet, essa coisa inútil que nunca terá grande importância na sociedade humana. Uma recordação de uma visão de 1995 que o tempo veio a mostrar ser um pouco... equivocada.

Popular Mechanics | The 10 most prophetic sci-fi movies ever O filme de FC perfeito é o santo graal dos cinéfilos amantes de ficção científica. Muitos filmes há que se arrogam do epíteto de filmes de FC, apesar de aprentarem elementos que vão perfeitamente contra à estrutura da FC enquanto género (vão uns sabres de laser?). Aqui fica uma lista de dez filmes de FC que estabelecem um equilíbrio entre predição futurológica correcta e o sentido de aventura e fantástico, de maravilhosas possibilidades abertas pela ciência e tecnologia. Na lista encontramos os suspeitos do costume 2001, Blade Runner, Soylent Green e Minority Report, algumas supresas como Short Circuit (aparentemente o robot é credível) e Mad Max II (colapso social devido à escassez de recursos), filmes desconhecidos como Destination Moon e, no topo da lista, o sempre ambíguo e surpreendente Gattaca.

io9 | Six earth cities that will provide blueprints for martian settlers Uma exploração de como poderão ser construídas futuras colónias em Marte. A visualização teve como base as características de algumas cidades e construções habitacionais que estão em zonas inóspitas do planeta. Se Las Vegas ou Dubai não são os melhores exemplos para futuras colónias marcianas, as estruturas que abrigam cientistas nas bases antárticas, a capital do território canadiano de Nunavut, a arquitectura dos pueblos e a arquitectura espontânea do acontecimento anual Burning Man representam boas bases de trabalho para construção de habitats que possibilitem a sobrevivência nas inóspitas terras marcianas.