sábado, 29 de março de 2008
Leituras
World's oldest animation, 5,200 years old Um pote é um pote, um objecto que normalmente vemos como inanimado e estático. A decoração das cerâmicas das antigas civilizações revela-nos muito sobre a historia e a cultura dos tempos de antanho. Neste caso, de uma peça de cerâmica descoberta num sítio arqueológico iraniano revela algo um pouco mais inesperado. Decorado com imagens de uma cabra a comer folhas de uma àrvore, quando é rodado percebe-se que as imagens formam uma sequência de imagens que simula movimento. Conhecedores de técnicas antigas de animação reconhecem aqui o princípio do fenacistoscópio, um objecto cilíndrico ilustrado com sequências de movimento que quando rodado transmite a ilusão de movimento.
BBC | Oldest recorded voices sing again Uma voz que é algo de fantasmagórico. Peritos em som conseguiram recuperar um dos primeiros registos sonoros que se conhece. Gravado em papel escurecido por fumo pelo inventor francês Eduard de Martinville, nunca havia sido reproduzido, pois o inventor só construíra o equipamento para gravar sons em padrões marcados por uma agulha num suporte, sem possibilidade de reconverter esses padrões novamente em sons. A digitalização da tira de papel permitiu a reprodução dos sons através de uma agulha virtual.
Los Angeles Times | U.S. Navy taking on pirates A pirataria no alto mar está bem viva e de saúde. Nas regiões mais instáveis do planeta, as rotas marítimas são assoladas por verdadeiras pragas de piratas, e as marinhas de vários países colaboram em missões de vigilância e combate à pirataria. Longe vão os tempos dos combates entre brigues e navios de linha, agora o mais usual são corvetas a defender navios de carga dos ataques de lanchas rápidas.
Finantial Times | Jump in rice price fuels fears of unrest Mais um sinal negativo dos tempos de crise económica real em que vivemos: o preço do arroz está a disparar nos mercados mundiais, com a procura a exceder largamente a oferta. Os analistas temem conflitos sociais, uma vez que o arroz é a base da alimentação dos países asiáticos.