sexta-feira, 7 de março de 2008

Leituras

Computerworld | Open source in schools could save the taxpayer billions Um estudo publicado no reino unido estimou que se as escolas deixassem de se submeter ao modelo de software proprietário e optassem por soluções de open-source e web-based, anualmente poupar-se-iam milhões de dinheiro dos impostos. Em portugal o caso não deverá ser muito diferente. Com um adequado esforço de formação, a substituição do windows e o seu natural companheiro microsoft office por linux a correr open-office, ou simplesmente por acesso a aplicações web, poderia poupar dinheiro às escolas, dinheiro este que poderia ser investido noutras iniciativas ou equipamentos pedagógicos.

io9 | Navy battleship with a cloaking device Um navio de guerra: difícil de imaginar algo menos subtil. Mesmo assim, investe-se na procura de tecnologias stealth capazes de tornar os altamente visíveis navios de guerra em máquinas invisíveis aos detectores de radar.

The Technium | Why leapfrogging is rare Kevin Kelly que por detrás das mais inovadoras tecnologias estão sempre infraestruturas que nalguns casos são centenárias. O mais fantástico computador não funciona sem acesso a uma rede eléctrica estável.

Network World | Hack your brain Cérebro 2.0? Os avanços na investigação cerebral podem levar, num futuro próximo, num controlo à nossa vontada das capacidades do nosso cérebro.