sábado, 1 de março de 2008

Leituras

io9 | The twenty science-fiction novels that will change your life Vinte livros que mudam uma vida? O io9 é conhecido pelos seus hiperbolismos. No entanto, esta não deixa de ser uma eclética lista de vinte obras que foge ao convencional. Deixa quase de lado os autores clássicos, e aposta fortemente em autores contemporâneos. Da lista fazem parte livros de LeGuin, Lovecraft, Asimov, Mièville, Varley, Banks ou... Mary Shelley (sim, esse livro).

io9 | On the trail of grotesque gods from space A coluna de Geoof Manaugh, autor do BLDBLG, é o melhor do io9, o muito apregoado blog sobre ficção científica que na sua ânsia de ser o blog mais fixe deste lado dos quadrantes galácticos geralmente se fica pela banalidade e superficialidade. Nesta instância do Entropist Manaugh disseca a arquitectura exótica dos contos de H.P. Lovecraft, centrando a sua análise no conto The Shadow Out Of Time. Espaços inomináveis, tenebrosos subterrâneos, proporções de divina arquitectura de divindades revoltantes, intersecções de geometria obscena.

Grinding | Five sci-fi scenarios that will come true O grinding está na crista da onda do interface entre o social e o tecnológico. Neste artigo, são apresentadas tecnologias associadas à FC que são já realidade, e estão numa curva ascendente de aceitação que as vai levar a uma inevitável massificação. Biometria, turismo espacial, holografia, inteligências artificiais conscientes, robots domésticos: cinco tecnologias que já começaram a entrar na nossa vida.

BBC | Web desktop targets cybernomads Para quem andava a coçar a cabeça a pensar "para que raios serve essa coisa de um sistema operativo online", eis a resposta. A ideia de um OS online é contra-intuitiva. É preciso um dispositivo, com sistema operativo, para aceder a um OS online. Mas estes sistemas libertam o utilizador. Com um sistema operativo online, basta aceder à internet para ter acesso às aplicações e ficheiros, em qualquer local, em qualquer computador. O hardware perde importância, o interface físico deixa de ser fundamental, e toda a informação segue o utilizador - não numa drive amovível, computador portátil ou cd, mas sim na vasta internet.

TSF | Garcia Pereira advogado de Portas em processo contra ministro Garcia Pereira, político de extrema esquerda, será o advogado do político de quase extrema direita (porque o PP é a extrema-direita dos meninos bem) num processo em que o sempre bacoco e populista Portas processa o ministro da agricultura por insultos. Bem-vindos à realidade surreal da política made in portugal. Mas porque é que ainda lhes prestamos atenção? A boçalidade, nepotismo e incapacidade da classe política portuguesa continua a aprofundar-se.