quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Leituras

Los Angeles Times | Paris exhibits a children's guide to sex Cada vez mais a educação sexual se impõe como tema a abordar por pais e professores. Nobres intenções, fácil de dizer, difícil de implantar: no terreno, a influência dos tabus e a preparação pessoal de cada um prejudica a abordagem destes temas.

BBC | Machines to match man by 2029 De acordo com Ray Kurzweil, as máquinas poderão muito em breve atingir inteligência e capacidades semelhantes às humanas. Quem já viu humanos a degladiar-se com ferramentas informáticas suspeita que algumas máquinas já desenvolveram algumas formas de inteligência e estão muito caladinhas, a brincar com aqueles montes de carne que pensam que as comandam...

Finantial Times | Oil reaches record above $100 Agora é oficial. Da primeira vez foi pura especulação, mas agora o preço do petróleo instalou-se confortavelmente no patamar dos cem dólares.

Wired | Negroponte: Electronics are obese De acordo com Nicholas Negroponte, fundador do MediaLab do MIT e do projecto OLPC, a computação hoje em dia sofre de excesso de peso, quer no hardware quer no software. A razão está no constante ciclo de inovação e queda de preços, que leva os fabricantes a criarem canivetes suíços digitais, cheios de ferramentas que na sua maior parte não são utilizadas, para tentarem criar valor acrescentado e resistirem ao ciclo de depreciação do preço do hardware.

Finantial Times | The next crisis will be over food Começa a notar-se uma tendência preocupante nos mercados. Os preços dos bens básicos estão a disparar. Se o petróleo a preço elevado provoca crises económicas, a constante subida dos preços do trigo e de outros bens alimentares está a preocupar sériamente os analistas económicos.