sábado, 16 de fevereiro de 2008

Leituras

The seven most controversial games A influência dos jogos sobre o desenvolvimento psicológico e ético da criança é um debate complexo, dividido em dois campos que pelo bom senso ambos têm razão: o de que os jogos apresentam uma influência decisiva sobre o desenvolvimento da mentalidade, e o de que os jogos são precisamente isso, jogos, podendo os jogos violentos funcionar como catarse e fantasia, exprimindo emoções mais tenebrosoas mas sem modificar o perfil ético da criança. O encontrar de provas científicas que estabeleçam de forma decisiva qual a real influência dos jogos é um processo inconclusivo. E, de qualquer forma, esta história da influência mediática sobre o comportamento já vem de longa data. Nos primórdios do século XIX Goethe viu o seu romance Werther proibido por influênciar os jovens da época ao suicídio. Esta página não vai tão longe, antes apresenta alguns jogos que quando foram publicados levantaram muita sobrancelha e provocaram acaloradas discussões, e que anos após toda a celeuma nos parecem apenas ridículos.

Los Angeles Times | On a bus going nowhere in Cairo Retrato angustiante do Egipto contemporâneo, onde o crescimento económico só beneficia a élite ligada ao governo anquilosado de Mubarak, onde a classe média luta pela sobrevivência por entre salários irrisórios e inflação galopante. A esperança no futuro é cada vez menor.

Globe and Mail | Mobile industry sees new security risks A cada vez maior potência e abrangência do telemóvel está a criar riscos de segurança. Os vírus estão a sair do terreno do computador para começar a atingir os telemóveis. A solução, de acordo com os responsáveis da indústria? Manter os sistemas operativos fechados, recusando as iniciativas que estão a desenvolver o software de fonte aberta para telemóveis. É uma boa desculpa para defender o software proprietário, que permite às empresas de telemóveis cobrar o que quiserem e controlar à sua vontade os seus utilizadores.