terça-feira, 8 de janeiro de 2008

A Revolução da Riqueza



Alvin e Heidi Toffler (2006), A Revolução da Riqueza. Lisboa: Actual Editora

Alvin + Heidi Toffler {futurists}

As credenciais futurologistas do casal Toffler foram estabelecidas pelo clássico Choque do Futuro, obra que com uma precisão quase assustadora descreve as grandes forças económicas e sociais que modelam o mundo contemporâneo. Décadas após a publicação da sua obra seminal, o casal Toffler analisa o impacto das novas tecnologias na economia mundial, na riqueza mundial, na riqueza pessoal e na riqueza das nações.

As linhas traçadas pelos Toffler são surpreendentes: a evolução tecnológica está a permitir a criação de uma nova economia, uma terceira vaga alicerçada não na produção de bens tangíveis mas sim na manipulação de informação, uma economia global em funcionamento contínuo onde a única constante é o progressivo acelarar das transformações.

Tal como a revolução agrária e a revolução industrial criaram impactos que transformaram radicalmente as sociedades da época - do nomadismo ao sedentarismo, da tradição terratenente ao poder da indústria, a revolução contemporânea - tecnológica, digital, de informação, o que lhe quiserem chamar - está a modificar irremediavelmente a sociedade global. Algumas alterações são óbvias e pacíficas, outras representam embates violentos entre tradição e a contemporaniedade. À volta do planeta, novas maneiras de viver e de pensar substituem-se ao peso das tradições. Algumas sociedades adaptam-se melhor aos desafios do mundo moderno, outras nem tanto, e algumas recusam-no, temendo a sua aniquilação. Mas o facto é que a mudança, de que o mundo é composto, como escreveu o poeta, veio para ficar. Assistimos, vivemos e actuamos a construção de uma nova sociedade, global, acelarada, multicultural e apoiada na tecnologia digital.

A Revolução da Riqueza não é uma obra futurológica. As tendência que os Toffler analisam, os casos que relatam, as iniciativas que sublinham, as decisões que estudam, não são hipóteses reflexivas, são realidades contemporâneas. Mais do que uma obra conclusiva, A Revolução da Riqueza é uma obra que nos dá pistas sobre a evolução das transformações que estão a modificar radicalmente a forma como concebemos a economia e a sociedade.