segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Leituras

Globe and Mail | Nokia finds Romania's hidden labour force A deslocalização da fábrica alemã da Nokia para a Roménia sublinha a nova realidade empresarial de contínua busca de formas de maximizar o lucro baixando os custos de produção a qualquer custo. Se a região alemã se lamenta pela perda dos postos de trabalho, a região romena que irá receber a nova fábrica aplaude a criação de novos empregos e a prosperidade que trará à região. Há sempre dois lados na moeda das deslocalizações, e um muito tenebroso aproveitar de uma lógica de benefícios a regiões empobrecidas que se esfuma mal as regiões comecem a dar sinais de melhoria. Considerações à parte, a verdade é que estas iniciativas apenas buscam mão de obra cada vez mais barata. Será este um modelo económico sustentável?

Guardian | The ominous lesson of Tet Comemora-se o aniversário da ofensiva do Tet, o momento de viragem na guerra do Vietname que abalou a imagem de potência invencível associada aos E.U.A.. A ofensiva foi um desastre militar onde mais de metade dos soldados norte-vietnamitas envolvidos perderam a vida, mas foi uma vitória política que obrigou o governo americano, forçado por uma opinião pública chocada e abalada, a negociar um fim para a guerra do Vietname. Lição a retirar para os tempos contemporâneos? O calcanhar de aquiles dos modernos exércitos está na opinião pública dos países democráticos que os tutelam.

Los Angeles Times | China targets plastic bags Quando o governo chinês quer, geralmente consegue. Por desanimador que seja ver um dos mais tirânicos regimes do planeta a usar a sua muito específica forma de determinação social para eliminar o uso de sacos de plástico, não deixa também de ser um sinal de que a maior potência económica da actualidade, com um crescimento acelarado causador de graves problemas ambientais, está interessada em contribuir para a resolução destes problemas.